Há alguns anos, publiquei uma receita de bolo de abacaxi fresco (que, na verdade, exigia transformá-lo em abacaxi em calda antes de usar). Apesar de ter achado o resultado satisfatório, senti que havia espaço para aperfeiçoamentos. Guardei essa nota mental no fundo de uma gaveta qualquer da minha memória e segui a vida.
Mas, outro dia, publiquei uma receita de abacaxi em calda super simples e gostosa. E voltei a me lembrar do do bolinho postado em 2013.
Revendo a receita, achei que faltava um charminho, um perfuminho. As especiarias da calda ajudariam, mas podia ser melhor. Que tal um pouco de rum? E uma cobertura com um pouco de fruta caramelada? Hein, hein, hein?
Fiz o teste morrendo de medo de estar “enfeitando o pavão” e passando da conta, mas felizmente deu certo! E ficou muito bom! A massa é fofa e super úmida, doce na medida, pontuada de pedacinhos de abacaxi. E a cobertura… bom, eu sou suspeita para falar de cobertura de fruta caramelada, pois adoro. Mas achei que foi o toque que faltava.
Receita do bolo adaptada daqui, cobertura adaptada de uma ideia vista aqui
Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo (mais um pouco para envolver o abacaxi picado)
1 colher (sopa) de fermento químico
1 pitada de sal
1/2 xícara de óleo de canola
2 ovos grandes
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher (sopa) de rum
1 xícara da calda do abacaxi
2 xícaras de abacaxi em calda drenado, cortado em cubinhos pequeninos
Para a cobertura:
40 g de açúcar mascavo
20 g de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de rum
Abacaxi em calda em cubinhos o suficiente para cobrir o fundo da forma
Ligue o forno a 180ºC.
Numa panelinha, leve ao fogo baixo o açúcar mascavo, a manteiga e o rum. Misture e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e verta esse caramelo no fundo de uma forma de anel com 22 cm de diâmetro, cuidando para que fique bem distribuído. Sobre o caramelo, disponha pedacinhos de abacaxi em calda até cobrir o fundo. Reserve.
Em uma tigela grande, peneire juntos o fermento, a farinha e o sal. Misture com um fouet e reserve também.
No liquidificador, bata a calda do abacaxi, os ovos, o óleo, o açúcar e o rum até obter uma mistura homogênea.
Role os cubinhos de abacaxi em um pouco de farinha de trigo (se estiverem muito molhados, convém secá-los antes em papel toalha).
Verta a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos e misture com um fouet. Acrescente os cubinhos de abacaxi e envolva delicadamente com uma espátula.
Verta a massa na forma preparada e leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito. Deixe amornar sobre uma grade.
Para desenformar, passe uma faquinha fina ao redor do bolo (se possível, em volta do cone central, também). Cubra a boca da forma com o prato de servir e, com um movimento rápido e cuidadoso, vire o bolo sobre o prato. Com sorte, ele vai se soltar com facilidade.
* Se o seu abacaxi em calda for industrializado, vale a pena adicionar um pouco de canela e cravo em pó à massa (ou à cobertura!).
* Não tive paciência de picar o abacaxi em calda e os pedaços ficaram meio grandes. Isso deixou o bolo meio chatinho de cortar em pedaços bonitos. Lembre-se disso quando prepará-lo, tá?
* Sabe por que é preciso cozinhar o abacaxi antes de inclui-lo no recheio de um bolo? Com a palavra, o sabido Vitor Hugo, do Prato Fundo:
Abacaxi usado como recheio precisa ser cozido sim para evitar que ele fique amargo e dissolva o bolo em si. Abacaxi tem naturalmente enzimas (bromelina) que quebram proteínas. Então, além de dissolver o bolo, as substâncias formadas dão o gosto amargo final que não seria legal.
(Visto em “Bolo cremoso de abacaxi e coco“)
1 Comentários Esconder comentários
Parece delicioso! Vou experimentar… A Martha Stewart tem uma receita de bolo invertido de abacaxi com manga, já fiz várias vezes, o povo adora! https://www.marthastewart.com/317366/pineapple-mango-upside-down-cake
Bjo!