Quem nunca comprou um abacaxi que, apesar de maduro, estava azedíssimo, que atire a primeira coroa. Aconteceu comigo pouco antes das férias. Como não tinha nenhuma ideia melhor, coloquei o abacaxi descascado no freezer e deixei para me preocupar com isso quando voltasse.
Daí, quando voltei, tentei preparar smoothies com ele. Mas não deu muito certo. Por mais que eu adoçasse, o abacaxi estava tão ácido que dava uma sensação quase cortante na boca.
Fucei a internet e achei uma receita mole, mole de abacaxi em calda. Resolvi apostar: cozido, ele certamente perderia aquele azedume. E deu muito certo.
Quer dar um fim digno – e delicioso! – para aquele abacaxi azedo? Prepare esse abacaxi em calda. É rapidinho e fica sensacional.
Receita daqui
1 kg de abacaxi descascado
3 xícaras (chá) de água
1 canela em pau
4 cravos-da-índia inteiros
1 xícara (chá) de açúcar
Comece cortando o abacaxi como achar melhor: em rodelas, em meias-luas, em pedacinhos. Seja qual for a sua forma preferida, deixe os pedaços com espessura de 1 dedo, aproximadamente, e descarte o miolo.
Em uma panela de pressão destampada, adicione a água, a canela, os cravos e o açúcar. Misture bem e leve ao fogo médio. Deixe ferver por 5 minutos.
Acrescente o abacaxi à panela. Se quiser um sabor mais suave de especiarias, ‘pesque’ antes os cravos e o pau de canela. Tampe e cozinhe por 8 minutos, depois de iniciada a pressão. Deixe a pressão sair naturalmente.
Espere esfriar completamente e transfira para uma compoteira. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.
Meu abacaxi foi congelado em rodelas, mas com o miolo. Quando fui tentar separar as rodelas para extrair o miolo, ele começou a se despedaçar. Modos que preferi cortá-lo em pedacinhos.
3 Comentários Esconder comentários
É muito gostoso
adorei meu doce, ficou otimo, um sabor excepcional.
Que ótimo, Joseli! Fico muito feliz em saber! Abraços!