Conhece este ingrediente? TUPMIX
24 de julho de 2018
Sou assinante da Caixa Colonial há três meses (conhece? É um clube de produtos regionais por assinatura). Na última edição, entre outros produtos, recebi um pacote de 1 kg de TUPMIX, uma mistura-base para pão de queijo feita pela TUPGUAR.
Empresa familiar lá de Conceição dos Ouros/MG, a TUPGUAR faz polvilhos de forma artesanal e natural – secos ao sol! – só que em escala industrial. Não é muito fácil encontrar os produtos – a não ser, claro, que você more ou vá com frequência a Minas Gerais (não é o meu caso).
Como as crianças adoram pão de queijo e o estoque do freezer estava baixo, resolvi testar logo o TUPMIX. Segui a receita impressa na embalagem bem fielmente, só acrescentando uma pitada a mais de sal (o queijo que usei não era muito salgado). Aliás, se quiser conferir as quantidades e o passo a passo, acesse o perfil @nocalordofogao no Instagram, a experiência está nos Destaques.
O produto é bem branquinho e tem cheiro mais intenso e textura menos fina do que os polvilhos não artesanais que a gente encontra por aí. A massa pronta fica grudenta, mas basta untar as mãos para bolear com tranquilidade. E o rendimento é um absurdo – 116 unidades de tamanho médio.
Os pães de queijo ficaram muito bons, com crosta crocante e miolo meio oco, ótimos para rechear. Eu gostei, mas a criançada não curtiu tanto – para eles, o pão de queijo tem que ter crosta delicada e miolo denso e macio (como estes daqui).
Se eu encontrar esse produto de novo, vou usá-lo para preparar chipas – vou simplesmente substituir o polvilho por quantidade igual de TUPMIX e ver no que dá.
** Este conteúdo não é publieditorial. Eu assinei a Caixa Colonial por conta própria e resolvi resenhar um dos produtos que recebi porque achei bom. **