Eu sou daquelas pessoas que toma café da manhã pensando no almoço. Que almoça pensando no lanchinho da tarde. Que lancha pensando no jantar. Que janta… bom, deu pra pegar o espírito da coisa 😛
E, como criatura gulosa que sou, um dos meus passatempos preferidos é navegar pelas fotos e receitas do Tastespotting. Foi lá que eu fui mordida pelo bichinho da couve-flor assada – vi tantas fotos desse prato que quis provar também. Escolhi uma receita diferente, que levava garam masala, e peguei bem leve na quantidade de especiarias. Foi bom, ficou no ponto, para mim.
Gente, é bom mesmo – dá para comer sem parar, que nem pipoca. Precisei me controlar para deixar sobrar para a refeição seguinte.
Receita inspirada nesta daqui.
1 pé de couve-flor grande limpo, dividido em buquezinhos
1 colher (chá) bem cheia de garam masala
1 pitada de páprica picante
1 pitada de alho em pó
Azeite quanto baste
Sal a gosto
Numa tigela grande, disponha os buquezinhos de couve-flor e adicione uns bons fios de azeite, o garam masala, a páprica picante e o alho em pó. Salgue a gosto e misture tudo com as mãos (se preferir, use uma colher de pau grande e muita delicadeza). O objetivo é distribuir as especiarias sobre a couve-flor tão uniformemente quanto possível, mas sem destroçá-la.
Acomode os buquês de couve-flor em uma assadeira grande, forrada com papel alumínio, em uma só camada. Se quiser, acrescente mais azeite (achei desnecessário). Leve ao forno preaquecido a 180ºC por uns 30 minutos, mais ou menos, até que a couve-flor fique corada e macia.