Esta torta é genial. Quem comeu, garante: tem gosto de sobremesa pra valer, com tudo a que a gente tem direito. Mas, gente, é só ingrediente de café da manhã saudável – crosta crocante de granola, creme de iogurte e cobertura de fruta. Tá, tem um pouco de manteiga para dar liga na crosta. E um pouco de chocolate branco no creme de iogurte. Mas é pouco mesmo.
A receita é do sabido Vitor Hugo, do Prato Fundo, e recebeu pouquíssimas adaptações: troquei a forma retangular (que eu não tenho) por uma redonda; usei apenas iogurte no creme; na cobertura, usei manga e preparei a calda azedinha de maracujá com sucralose.
Vou transcrever abaixo a receita que fiz. Confira a receita original super detalhada (e morra com as fotos) no Prato Fundo.
Para a base de granola:
275 g de granola
70 g de manteiga sem sal derretida
20 g de mel suave (usei de flores silvestres)
Para o creme de iogurte:
680 g de iogurte natural integral (usei o que faço em casa)
100 g de chocolate branco derretido
75 g de mel suave (usei de flores silvestres)
25 ml de água
6 g de gelatina em pó incolor e sem sabor (2 colheres de chá)
Para a cobertura:
1 manga palmer madura (pode ser a manga da sua preferência – recomendo apenas que não tenha fiapo e que tenha bom tamanho)
01 maracujá azedo (120g de polpa)
50 ml de água
Sucralose de uso culinário a gosto (não medi quanto usei, fui adicionando até ficar bom para o meu paladar)
Ligue o forno a 180ºC.
Usando um multiprocessador, triture a granola até obter uma textura de farinha de cereais mais grossa. Adicione a manteiga derretida e o mel e pulse algumas vezes – a mistura terá aspecto de areia grossa úmida.
Com a granola triturada, forre o fundo de uma forma redonda de fundo falso com 20 cm de diâmetro. Pressione bem até obter uma camada uniforme. Coloque a forma dentro de uma assadeira de pizza (para se precaver contra eventuais vazamentos) e leve ao forno por 15 a 20 minutos, até dourar ligeiramente e ‘cheirar’. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Faça agora o creme de iogurte. Num recipiente de vidro, coloque a água e polvilhe a gelatina em pó. Reserve por 10 minutos para hidratar. Leve então ao micro-ondas por 10 a 15 segundos para dissolver (a gelatina deve estar líquida na hora de usar).
Numa panela, coloque metade do iogurte e o mel e leve ao fogo baixo apenas para ficar morno. Junte o chocolate branco derretido e mexa bem. Na sequência, misture a gelatina dissolvida. Desligue o fogo e acrescente o restante do iogurte, sempre mexendo.
Passe o creme por uma peneira fina e transfira para a crosta de granola já fria. Leve a geladeira até ficar firme (deixei por umas 4 horas).
Agora, a cobertura de frutas: descasque a manga e corte-a em fatias com 5 mm. Reserve.
Retire a polpa do maracujá, misture aos 50 ml de água e adicione sucralose de uso culinário a gosto. Leve ao fogo baixo e cozinhe até que a polpa comece a soltar das sementes. Depois de pronto, deixe esfriar completamente antes de usar.
Monte a torta: com o creme de iogurte já firme, distribua as fatias de manga e banhe com a calda de maracujá. Desenforme com cuidado para o prato de servir e vá ser feliz.
* Se for utilizar o micro-ondas para derreter o chocolate branco, lembre-se de ajustar a potência para média/média. Do contrário, ele vai queimar antes que possa derreter.