Quando minhas quianças eram bebês, descobri um site australiano bacanérrimo: o australiano One Handed Cooks. O nome – “cozinheiros de uma mão só”, numa tradução livre – parece esquisito, mas faz sentido se você já teve que segurar um bebê no colo enquanto mexia uma panela. Ele é cheio de receitas e dicas para quem precisa alimentar crianças pequenas.
Esses bolinhos, preparei adaptando uma receita deles. São deliciosos, com recheio macio e casquinha levemente crocante. O hômi sempre belisca um pouquinho quando os sirvo para as crianças. Transcrevo a seguir a receita como eu a preparei.
Receita adaptada daqui
1 colher (chá) de azeite
1/2 cebola picadinha
1 xícara de batata descascada e cortada em cubinhos
1 xícara de batata-doce descascada e cortada em cubinhos
1 cenoura média ralada
1/3 de xícara de ervilhas frescas congeladas
1/3 de xícara de milho verde em conserva
1 lata de atum ralado em água e sal, bem escorrido
1 ovo
Para empanar os bolinhos:
1 xícara de migalhas de pão integral – pode usar panko, aquela farinha japonesa para empanados
2 ovos, levemente batidos
Cozinhe as batatas no vapor até que fiquem macias. Amasse-as ainda quentes e reserve.
Se for oferecer os bolinhos para crianças que ainda não mastigam bem, triture o milho e a ervilha no processador de alimentos só para que fiquem em pedaços menores. Reserve também.
Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, seguida da cenoura, até que fiquem macias.
Em uma tigela grande, combine as batatas, o milho verde triturado com ervilhas, o atum e a cenoura refogada. Prove a mistura e corrija o sal, se julgar necessário. Acrescente então o ovo. Misture bem. Se achar que a massa ficou excessivamente mole, acrescente um pouco de migalhas de pão para dar liga e leve-a à geladeira por 1h.
Para modelar os bolinhos, você pode usar uma colher medidora com capacidade para 1 colher de sopa ou uma cookie scoop. Forme bolotas e aperte-as levemente para que fiquem mais achatadinhas.
Num prato fundo, bata os ovos. Em outro, acomode as migalhas de pão ou panko. Passe os bolinhos de massa pelo ovo (com cuidado para não deixá-los desmanchar) e, em seguida, pelas migalhas.
A partir desse ponto, você tem três caminhos possíveis:
1. Congelar os bolinhos: acomode-os em uma assadeira e leve ao freezer, destampados mesmo, por umas 2h, até que congelem. Passado esse período, acomode-os todos juntos em um saco próprio para freezer.
2. Fritar os bolinhos: aqueça um fio de óleo de canola ou girassol em uma frigideira grande e frite os bolinhos por alguns minutos, de cada lado. Retire da frigideira e escorra em papel toalha.
3. Assar os bolinhos (achei melhor que fritar): pincele levemente uma assadeira com azeite. Acomode os bolinhos sobre ela, deixando um pouco de espaço para ficar fácil de manusear. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos, virando os bolinhos na metade do tempo.
Ah, caso você opte por congelar os bolinhos, não é necessário descongelá-los antes de fritar/assar. Vão direto do freezer para a ação.