Fazer geleia já é bom. Se for de maracujá, então, é melhor ainda!
A receita original, encontrei no Diga Maria. O post, super bem explicado, traz uma dica que vale ouro: como usar a parte branca do maracujá para obter pectina. É tão simples que nem dá para acreditar: basta cozinhar as cascas do maracujá em panela de pressão por 5 minutos. No modo de preparo, a explicação vem completinha – só adiantei aqui para dar esperança a quem já tentou tirar a parte branca do maracujá antes de cozê-lo e quase cometeu um atentado contra a própria mão.
E a geleia é boa? Boa é pouco. É ótima. Só de pensar nela, salivo feito uma louca. Além de fazer de qualquer torradinha, pão ou biscoito um manjar dos deuses, fica coisadelôco recheando biscoitos, cobrindo bolos, misturada com iogurte natural…
Se eu fosse você, da próxima vez que encontrasse maracujás baratinhos, comprava um monte e corria pra cozinha!
Receita adaptada daqui
Transcrevo abaixo a receita original, com meus comentário em itálico.
Lave e corte ao meio os maracujás. Reserve a polpa, meça seu volume e separe a mesma medida de água.
Coloque as cascas na panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo. Quando atingir pressão, diminua a chama e marque 5 minutos. Desligue o fogo, aguarde terminar a pressão, tire as cascas da panela e deixe esfriar um pouco (recomendo que você as acomode em um escorredor de macarrão para que elas escorram enquanto esfriam – elas ficam bem inchadas e cheias de água). Com o auxílio de uma colher, retire a parte branca da casca e descarte a parte amarela. Bata a parte branca no liquidificador com a metade da água separada e coe.
Bata o restante da água com a polpa do maracujá e coe (se quiser sementinhas na geleia, reserve algumas sem bater – não seja econômico como eu ao reservar as sementes, senão elas ficam muito esparsas).
Junte tudo numa panela (parte branca e polpa, batidas e coadas), acrescente o açúcar e o suco do limão e leve ao fogo (neste momento, aproveite para experimentar o sabor e ajustar ao seu paladar acrescentando mais açúcar ou limão). Retire a espuma que se formará na superfície e nas laterais da panela ao longo do tempo no fogo (uma escumadeira ajuda muito nesse trabalho, pois tira só a espuma, e não a geleia que você está fazendo com todo amor). Pelo que li, essa espuma, se mantida, deixará a geleia amarga.
O tempo de fervura até atingir o ponto ideal é de cerca de 40 minutos; para saber se a geleia de maracujá já está pronta, coloque uma pequena quantidade num pires e leve ao freezer por um minuto. Retire e cheque se está na consistência desejada. Se estiver, desligue o fogo, transfira a geleia para potes higienizados*, aguarde esfriar e conserve na geladeira.
* Minha mãe me ensinou duas formas ligeiramente diferentes de verificar o ponto da geleia: você pode pingar um pouquinho de geleia num pires (gelado ou não) e inclinar – se a geleia não escorrer, está no ponto. Ou pingar a geleia em um pires e, por cima, derramar um tiquinho de água. Ela estará no ponto se não se dissolver em contato com a água.
* Se quiser conservar as geleias fora da geladeira (pelo menos, enquanto estão fechadas), siga a técnica de esterilização ensinada pela Akemi aqui.