Compota de framboesa

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Compota de framboesa

10 de agosto de 2014

Descrição

Compartilhar

Fazer geleias e compotas tem algo de mágico e viciante. Fruta e açúcar, tão diferentes entre si, se combinam perfeitamente no calor do fogão. As cores, os aromas, os sabores, tudo se intensifica. E, de repente, a gente se vê diante de algo novo e delicioso.

Esta compota foi feita com minhas berries preferidas, as framboesas. Comprei-as congeladas e ganhei a ‘motivação’ que faltava para utilizá-las quando precisei de espaço no freezer. :-/

Gente, dá um orgulho ver a compota pronta! É tão, tão linda, tão, tão cheirosa, tão, tão gostosa…

Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes

400 g de framboesas congeladas
280 g de açúcar
Suco de um limão pequeno

Modo de Preparo

Acomode as framboesas congeladas em uma panela de fundo grosso e despeje por cima o açúcar. Misture delicadamente e deixe descansar por 1 hora para macerar as frutas.

Passada essa etapa, leve a panela ao fogo médio. Mexa um pouco para que as frutas a liberem seu suco e o açúcar se dissolva. Diminua a temperatura, se necessário, e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione então o suco de limão e misture bem.

Neste ponto, a compota já deve estar começando a tomar forma. É hora de colocar esse bracinho pra trabalhar e mexer de forma suave e constante até que ela alcance a consistência desejada (faça o teste pingando um pouquinho de geleia num pires – se a compota escorrer lentamente, está no ponto).

Acomode a compota ainda quente em frascos com tampa, esterilizados. Deixe esfriar e conserve em geladeira. Ou siga o passo a passo ensinado pela Akemi para poder manter sua geleia fora da geladeira enquanto ela estiver fechada.

Observações Finais

* O ponto da compota de framboesa é diferente do da geleia de maracujá ou de goiaba – é desejável que ela não fique tão firme, pois ganha bastante consistência ao esfriar. De qualquer forma, não se aflija se a sua ficou mais espessa. Você pode colocar em um potinho a porção que vai consumir e aquecer no micro-ondas ou em banho-maria. Se preferir, pode pingar um pouquinho de água quente e misturar bem, que também dá certo.

* Este post originalmente chamava a compota de framboesa de geleia. No entanto, a leitora Virgínia Rosa comentou, com muita propriedade, que geleia e compota são doces diferentes: geleias são feitas com suco de fruta e açúcar e têm a aparência de um gel translúcido. Já as compotas são de frutas cozidas inteiras ou em pedaços com algum líquido e açúcar. O resultado final é mais parecido com um purê de frutas. A explicação detalhada está disponível aqui.

Geleia de maracujá
anterior
Geleia de maracujá
próximo
Pãezinhos de mandioquinha
Geleia de maracujá
anterior
Geleia de maracujá
próximo
Pãezinhos de mandioquinha

Adicionar um comentário