Quando encontro berries congeladas com um bom preço, costumo comprar para usar em alguma ocasião especial. Até o dia em que eu precise desocupar o freezer para congelar alguma coisa. Daí, a ocasião especial se faz às pressas, num tacho fumegante de compota.
Para preparar esta leva, segui esta receita de compota de framboesas, mas diminuindo a quantidade de açúcar. Ficou muito bom – o ponto ficou perfeitinho, com o azedinho da fruta preservado.
Receita livremente adaptada daqui
800 g de amoras pretas congeladas
400 g de açúcar
Suco de um limão pequeno
Acomode as amoras congeladas em uma panela de fundo grosso e despeje por cima o açúcar. Misture delicadamente e deixe descansar por 1 hora para macerar as frutas.
Passada essa etapa, leve a panela ao fogo médio. Mexa um pouco para que as frutas liberem seu suco e o açúcar se dissolva. Diminua a temperatura, se necessário, e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione então o suco de limão e misture bem.
Neste ponto, a compota deve estar começando a tomar forma. Misture de forma suave e constante até que ela alcance a consistência desejada (faça o teste pingando um pouquinho dela num pires – se escorrer lentamente, está no ponto).
Acomode a compota ainda quente em frascos com tampa, esterilizados. Deixe esfriar e conserve em geladeira. Ou siga o passo a passo ensinado pela Akemi para poder manter sua compota fora da geladeira enquanto ela estiver fechada.