Daí que eu renovei meus votos de amor à quinoa depois de repetir algumas vezes aquele tabule. E resolvi preparar outra receita com ela – desta vez, com uma pegada marroquina. A inspiração veio de um sem-número de referências da Internet – e que, claro, como eu não salvei, não consegui reencontrar (com exceção desta receita do Caldeirão da Bruxa Solar).
Ai, gente, que delícia. É dessas comidinhas que fazem a gente perder a compostura e repetir mais vezes do que havia planejado. Eu comi com um franguinho grelhado salpicado com cominho e pimenta caiena. Mas acho que vai bem com qualquer prato com ares marroquinos.
Receita inspirada nesta daqui e em muitas outras
1/2 xícara (chá) de quinoa comum
2 colheres (sopa) de azeite
1/4 de colher (chá) de sementes de erva-doce
1/8 de colher (chá) de pimenta calabresa
1/4 de colher (chá) de pimenta-da-jamaica moída
1 cravo-da-índia ou 1/8 de colher (chá) de cravo moído
1/4 de colher (chá) de cominho moído
1/4 de colher (chá) de sementes de coentro
1/8 de colher (chá) de gengibre moído
1/8 de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
1/4 de colher (chá) de canela
1/2 cebola média picadinha
1 dente de alho picadinho
1 abobrinha média ralada do ralo grosso
1 cenoura média ralada no ralo grosso
2 colheres (sopa) de uvas-passas pretas
1/2 pimentão amarelo médio em cubinhos
Sal a gosto
Lave a quinoa – acomode-a em uma peneira grande e esfregue-a sob água corrente por uns 2 minutos. Escorra e acomode em uma panela com 2 xícaras de água. Leve ao fogo médio até ferver. Quando isto acontecer, abaixe o fogo e deixe que a quinoa cozinhe por 15 minutos com a panela semitampada. Devolva a quinoa para a peneira e deixe que ela esfrie enquanto a água residual é drenada.
Enquanto isso, acomode todas as especiarias juntas em um pilão (ou mini-processador de alimentos) e triture até tudo ficar muito bem combinado e o mais fininho possível. Não tem nenhum dos equipamentos? Pique as sementes beeeeeeem picadinhas em uma tábua de corte e combine com os ingredientes em pó, que dá certo também.
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite, adicione as especiarias e deixe que elas tostem até liberar seu perfume (é rápido, menos de 1 minuto). Some o alho e a cebola e refogue até que fiquem murchos.
Adicione então a cenoura, o pimentão e a uva-passa e refogue por 5 minutos. Some então a abobrinha e continue refogando até que os legumes fiquem macios (mas não moles).
Acrescente a quinoa, revolvendo-a com um garfo. Mexa com cuidado até que ela fique soltinha e bem distribuída. Dê então uma boa misturada final, prove e verifique se precisa de mais pimenta, sal ou azeite. Quando a quinoa ficar quentinha, retire a panela do fogo e sirva.
* Acrescente grão-de-bico (como eu fiz na foto) e essa belezinha vira prato único vegano!
* Gente, descobri uma técnica linda de cozinhar quinoa que é bem mais prática do que a descrita neste post e rende quinoa soltinha sempre! Vem aqui ver!
1 Comentários Esconder comentários
Nossa!!! Suas receitas aparecem com muito gosto e carinho. Você deve ser uma pessoa incrivel!! Sua página fala por você…amiga! Muitas Bençãos pra você e tudo e todos que lhe cercam!