Todo dia, enquanto dirijo de volta para casa com as crianças, procuro saber como foi o seu dia na escola fazendo um monte de perguntas: “hoje teve balé?”, “o que você gostou de desenhar?”, “qual foi a brincadeira mais legal?”, “qual foi a comidinha mais gostosa que você comeu?”. À última pergunta, Alice normalmente responde “Nadinha”, para minha tristeza (e das nutricionistas da escola). A coisa só muda de figura quando é dia de ‘arroz amarelo’ – também conhecido como galinhada.
Sabendo do gosto da pequena por esse prato, quis prepará-lo em casa. Sabia que a Rita Lobo havia feito galinhada em um episódio do Cozinha Prática e fui atrás da receita. Pareceu tão simples que reproduzi de memória, adaptando quantidades e acrescentando meus pitacos. Gabriel e minha mãe aprovaram. Já a Alice… :-/
Receita livremente adaptada daqui
2 fios de azeite
1 filé de peito de frango cortado em cubinhos de 1 cm
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1/4 de colher (chá) de cúrcuma em pó
1/4 de colher (chá) de cominho em pó
1 pitada de páprica picante
1 xícara de arroz branco cru
Suco de 1/2 limão espremido na hora
1 cenoura média ralada no ralo fino
1 xícara de milho verde (pode ser em conserva, fresco ou congelado)
2 1/2 xícaras de água quente
1 colher (chá) de sal
2 tomates sem sementes, em cubinhos
Salsinha e cebolinha a gosto ao servir
Numa panela média, aqueça um fio de azeite. Doure os cubinhos de frango (faça em duas levas, pelo menos, para que os cubinhos de frango fiquem dourados e suculentos, e não cozidos e borrachentos). Retire o frango da panela e reserve num prato.
Na sequência, acrescente mais um fio de azeite e doure a cebola, seguida do alho e das especiarias. Some então o arroz e deixe refogar por um minuto. Acrescente o suco de limão e misture com uma colher de pau para ‘descolar’ os restinhos do fundo da panela. Adicione a cenoura e o milho, devolva o frango à panela e misture tudo muito bem. Junte a água quente e o sal, mexa e prove – acerte o tempero, se achar necessário.
Abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhar com a panela semitampada até quase secar. Quando isto acontecer, apague o fogo, acrescente o tomate picado, misture delicadamente e tampe a panela. Deixe descansar por 5 minutos.
Transfira a galinhada para a travessa de servir. Ou, para um esquema mais autêntico, deixe na panela mesmo e salpique cheiro verde picado por cima. Para acompanhar, eu iria de couve à mineira, mas vale uma saladinha verde.
* Se você usar carnes mais gordinhas do frango, como a coxa e a sobrecoxa desossadas, sua galinhada vai ficar ainda melhor. O peito é muito magrinho e tende a ressecar.
2 Comentários Esconder comentários
Uma maravilha amei
Que bom que você gostou! Obrigada por vir contar! Abraços!