Eita, que está difícil dar as caras por estas bandas. Mas consegui, e vim trazendo um bolinho muito bom, inspirado em receita da diva Rita Lobo.
Se você é frequentador das antigas do Panelinha, já deve ter ouvido falar do bolo delícia de limão. Ele é um super sucesso. Mas eu não tinha limões em casa, nem vontade de sair só para comprá-los. Em compensação, tinha suco concentrado de maracujá* no freezer. Resolvi arriscar.
Ficou incrível, perfumadíssimo e com um azedinho bom do maracujá. Dá água na boca só de lembrar.
Fiz a calda do jeito indicado na receita da Rita e pincelei o bolo inteiro com ela. Como sobrou muita (e bem fluida), resolvi engrossá-la misturando um pouco de açúcar impalpável (não medi quanto). Verti no topo do bolo, deixando empoçar no centro – e me arrependi de não ter servido o que restou à parte, para quem quisesse colocar um pouquinho mais em sua fatia, pois ficou boa demais.
Receita livremente adaptada daqui
Para o bolo:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de suco concentrado de maracujá*
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Para a calda:
⅓ de xícara (chá) de suco concentrado de maracujá*
⅔ de xícara (chá) de açúcar
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma com furo no meio com capacidade para 10 xícaras de massa. Reserve.
Numa tigela, passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Misture e reserve.
Na batedeira, bata a manteiga até formar um creme claro e fofo. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte ao creme da batedeira, batendo bem entre cada adição para incorporar.
Diminua a velocidade da batedeira e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o suco de maracujá. A cada adição, bata apenas para misturar.
Desligue a batedeira e, com uma espátula, raspe as laterais da tigela, misturando ligeiramente para homogeneizar a massa.
Transfira a massa para a forma preparada e nivele-a girando a forma rapidamente sobre a bancada. Leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.
Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Enquanto isso, prepare a calda: numa tigela pequena, combine o açúcar e o suco de maracujá, mexendo até que os grãozinhos de açúcar se dissolvam.
Desenforme o bolo para o prato de servir. Com uma colher (ou pincel culinário), espalhe a calda sobre o bolo ainda morno.
* O suco concentrado que utilizei neste bolo foi feito batendo a polpa dos maracujás no liquidificador e coando em seguida. Sem adição de água ou açúcar.
* Se você está cercado de intolerantes à lactose, como eu, boa notícia: este bolo tem pouca lactose – só a da manteiga.