Conheci estes brownies em uma postagem antiga do TK, da querida Patricia (que, por sinal, fez aniversário ontem – parabéns, minha musa e oráculo!). Além de ficarem bonitos, de formarem casquinha fininha e quebradiça, de serem fudgy do jeito que a gente gosta… bom, gente, chocolate e amendoim, né? Match made in heaven.
Ah, recomendo servi-los em alguma ocasião em que haja muita gente para saboreá-los – a receita rende bastante!
Receita daqui
225 g de chocolate meio-amargo ou amargo, picado – usei um com 73% de cacau
¾ xícara (170 g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
4 ovos grandes
1 xícara (200 g) de açúcar
2/3 xícara (116 g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara + 2 colheres de sopa (160g) de farinha de trigo
1 xícara de amendoins, sem a pele, tostados e salgados
2 barrinhas (52g cada) de Snickers, picadas – separe os pedacinhos uns dos outros antes de adicionar à massa
Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.
Coloque o chocolate e a manteiga em uma panela média, de fundo grosso, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula de silicone até que a manteiga e quase todo o chocolate tenham derretido. Desligue o fogo e continue mexendo até o chocolate terminar se derreter e a mistura ficar uniforme.
Junte à mistura de chocolate os açúcares, a baunilha e o sal. Mexa bem até que os ingredientes se incorporem. Teste a temperatura da mistura mergulhando nela a ponta do dedo mínimo – se estiver morna, acrescente os ovos, um a um, mexendo vigorosamente a cada adição. A massa ficará lisa e lustrosa.
Incorpore então a farinha de trigo. Por fim, envolva os pedaços de Snickers e os amendoins.
Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 30 minutos ou até que os brownies tenham começado a firmar nas laterais da forma e, ao inserir um palito no centro da asasdeira, este saia com migalhas úmidas. Retire do forno e deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.
Corte em quadrados para servir.
Se você checar a receita original, verá que eu uso um método de preparo diferente do da Pat. Escolha aquele com o qual você se sente mais confortável e toque o barco!