Com cobertura quebradiça de chocolate fica nhammmmmm
Olha a cor desse bolo! Olha o brilho dessa cobertura! Ai, ai.
Sim, é ele, o bolo preferido dos meus filhos, aquele que a gente faz toda semana, só que em versão vegana. E, sabe do que mais? Fica tão bom quanto o original. Meus pequenos adoraram – e você sabe como eles são enjoados chatos exigentes.
Fica muito fofo, leve, úmido. É chocolatudo e doce na medida. “Mas tem gosto de beterraba?” Bom, eu já não sei dizer. Há quem diga que sim, há quem jure que não. Melhor você fazer e tirar as suas conclusões.
Receita minha 🙂
1 1/4 de xícara de farinha de trigo
3/4 de xícara de cacau em pó não adoçado
3/4 de colher de chá de fermento químico
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 1/3 de xícara de açúcar demerara*
1/2 xícara (chá) de café passado na hora
1/2 xícara de óleo vegetal de sabor suave
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher de chá de vinagre de maçã
250 g de beterraba cozida em cubos
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com óleo e polvilhe com farinha de trigo a forma que pretende usar (uma forma de bolo inglês com 23 cm X 6,5 cm X 10 cm é suficiente).
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal e misture bem com um fouet.
No liquidificador, bata o restante dos ingredientes por uns 5 minutos ou até obter uma mistura homogênea.
Junte a mistura líquida à seca e mexa somente até a massa ficar homogênea.
Verta a massa na forma preparada e asse até o bolo passar no teste do palito.
Deixe esfriar na forma completamente antes de servir.
* Na minha casa preferimos doces um pouco menos doces. Assim, recomendo que você prove a massa e eventualmente acrescente mais açúcar se achar que precisa.
* Como eu sou sua amiga, vou repetir a dica do post do bolo de cenoura e dar duas opções de cobertura pra você: ganache e cobertura de chocolate quebradiça.
Para a ganache, junte em uma tigela 170 g de chocolate amargo (sem ingredientes de origem animal), 1/4 de xícara de leite de coco e 2 colheres (sopa) de xarope de bordo. Derreta em banho-maria ou no micro-ondas, em intervalos de 15 segundos. Mexa até homogeneizar. Tchanan! Pode cobrir o bolo.
Para a cobertura quebradiça, junte em uma panelinha 3 colheres (sopa) de óleo de coco, 4 colheres (sopa) de leite de coco e 1 1/2 colheres (sopa) de cacau em pó. Leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Desligue o fogo e acrescente 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha e, aos poucos, 1 1/4 de xícara de açúcar impalpável, misturando bem até ficar uniforme. Tchanan! Pode cobrir o bolo.
* Nunca ouviu falar em açúcar impalpável? Eu também não tinha ouvido falar até um tempo atrás. Ele é uma mistura de açúcar super fino e um pouco de amido de milho. Para fazer, pulse no processador 1 xícara de açúcar demerara com 1 colher (sopa) de amido de milho até o açúcar ficar beeeem fininho.
1 Comentários Esconder comentários
Muito gostoso!! Mas ficou muito doce! E olhe que coloquei só 1 xícara de açúcar. Pode ser menos.