Já falei da Luciana Goto aqui, né? Pra mim, também podia ser Luciana ‘Go-to’, num trocadilho safado com aquela expressão em inglês que a gente usa para falar das pessoas e receitas às quais sempre recorre.
Outro dia, a Lu publicou no Facebook um vídeo ensinando a fazer bolo churros. Sim, bolo churros, aquele que foi moda há pouco tempo e que sempre causou controvérsias (“mas churros é frito”, “mas churros não tem canela na massa”, “mas churros espanhol não é assim” – enfim).
Mas, voltando à receita da Lu, era tão fácil e parecia tão gostosa que furou a interminável fila das receitas que eu pretendo fazer algum dia. Aproveitei uma ocasião festiva no trabalho e preparei.
Gente, que escândalo de bolo. Massa fofinha, com um aroma delicioso de canela e um gostinho que casa perfeitamente com aquela abundância de doce de leite. Acabou em ridículos 20 minutos – o menor tempo que eu já vi para um bolo daquele tamanho.
Recomendo muito, demais da conta, que você faça também.
Receita inspirada nesta daqui
Para o bolo:
3 ovos grandes
3/4 de xícara/200 mL de iogurte natural (usei desnatado não adoçado, que era o que eu tinha em casa)
1/2 xícara/120 mL de óleo de canola (ou qualquer óleo vegetal de sabor suave)
1 2/3 de xícara/400 mL de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
1 2/3 de xícara/400 mL de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
Para a forma:
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres (chá) de canela em pó
Para o recheio:
400 gramas de doce de leite
1/3 de xícara de leite desnatado (era o que eu tinha em casa)
Ligue o forno a 180ºC. Em uma tigelinha, peneire juntos a canela e o açúcar de confeiteiro, misturando bem. Unte com manteiga uma forma de anel com capacidade para 10 xícaras de massa. Polvilhe-a com a misturinha de açúcar e canela e reserve.
No copo do liquidificador, junte os ovos, o iogurte, o óleo, a baunilha e o açúcar e bata por uns 5 minutos – o objetivo é dissolver bem os cristais de açúcar.
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, a canela e o sal. Sobre esses ingredientes, verta o conteúdo do copo do liquidificador. Misture com um fouet até obter uma massa uniforme. Adicione então o fermento, mexendo somente até incorporar.
Despeje a massa na assadeira preparada e leve ao forno por uns 45 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.
Retire o bolo do forno e acomode sobre uma grade de resfriamento. Desenforme quando estiver morno ou em temperatura ambiente. Se quiser, polvilhe um pouco da misturinha de açúcar com canela por cima.
A cobertura é muito simples de preparar. Em uma tigela média, coloque o doce de leite. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre. A ideia aqui é deixar o doce mais fluido – mas só o suficiente para escorrer pelas laterais do bolo. Assim, quando chegar ao ponto desejado, pare de acrescentar leite, mesmo que ainda sobre um pouco na sua medidora.
Com o auxílio de uma colher, derrame o doce de leite sobre o bolo, deixando escorrer pelos lados. O que sobrar, coloque no furo central.
* A receita da Lu me serviu de inspiração e referência, mas – pasme – não foi a que eu usei ao fazer a massa do bolo. O motivo é besta: eu tinha um ovo a menos na despensa. Acabei usando uma receita de bolo de iogurte daquelas que usam o copinho como medida (o meu copinho tinha 200 mL de capacidade). E dando os meus pitacos, néam.
* Ah, eu diluí o doce de leite no leite, mas é porque não tinha creme de leite em casa.
1 Comentários Esconder comentários
Amei as receitas vivo na correria então foi muito útil pra mim