Confesso que nem tinha pensado em estrear tão cedo o golden syrup – normalmente faço cerimônia quando tenho em minhas mãos um ingrediente muito desejado. Fico meses escolhendo a melhor receita possível. Mas, desta vez, nem deu tempo de pensar muito. As formigas da minha casa descobriram a lata e entraram em frenesi.
Antes que as pestinhas tomassem conta da cozinha, entrei no site da Lyle, a fabricante do golden syrup que eu ganhei, e fui atrás de receitas interessantes. Encontrei duas que, juntas, dariam cabo da lata inteira. Esta é a primeira delas.
Pessoalmente, prefiro bolos de banana fofinhos – pão de banana não é a minha primeira escolha. Mas este é realmente delicioso.
Se optar por servi-lo no mesmo dia, ele lembrará aqueles bolos com cobertura caramelada. Se embalá-lo (frio, claro) e deixar para servir no dia seguinte, ele absorverá a calda. Vai deixar de ter cara de banana caramelada, mas vai ficar muito mais saboroso. Pense aê o que você prefere 😉
Receita ligeiramente adaptada daqui
350 g de banana madura sem casca (usei 4 bananas-prata médias)
2 ovos ligeiramente batidos
50 g de manteiga sem sal derretida
150 g de golden syrup
185 g de farinha de trigo
2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
60 g de nozes picadas (usei pecãs, que eu gosto muito mais)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Decoração:
1 banana grande
1 colher (sopa) de golden syrup
Preaqueça o forno a 170ºC. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com 23 x 13 x 7 cm*.
Acomode 2/3 das bananas em prato e amasse-as com um garfo até obter um purê. Pique o restante em cubinhos. Reserve.
Em uma tigela grande, combine os ovos, a manteiga derretida e o golden syrup, batendo com um fouet até espumar (como o golden syrup é bem denso, pode dar um pouco de trabalho – peça ajuda à sua batedeira, se precisar). Com uma colher de metal, envolva as bananas (amassadas e em cubinhos).
Sobre a tigela, peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal. Envolva delicadamente. Por fim, incorpore as raspas de laranja e as nozes.
Verta a massa na forma preparada e alise a superfície. Corte a banana para decoração no sentido do comprimento e coloque sobre o bolo de maneira decorativa.
Leve ao forno até que o bolo fique dourado e passe no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar, ainda na forma, por 15 minutos. Remova então a forma e deixe esfriar completamente sobre uma grade.
Antes de servir, aqueça ligeiramente 1 colher de sopa de golden syrup e pincele com ela a superfície do bolo. Corte em fatias grossas e sirva.
* “Por que essa loka publica receita com ingrediente que não existe em canto nenhum?”. Eu sei, golden syrup não é fácil de encontrar mesmo – esperei quase uma década para ter uma lata nas mãos. Mas vai que você encontra e fica sem saber o que fazer com essa belezinha. Já estou dando uma boa ideia, néam.
* No post sobre o golden syrup, eu expliquei as substituições possíveis, mas se estiver sem paciência de ir lá, pode deixar que eu repito aqui: combine 2 partes de Karo e 1 de melado de cana; ou partes iguais de mel e de Karo; ou só xarope de bordo (o preço é altíssimo, mas é mais fácil de encontrar); ou só Karo.
* Usei 3 formas descartáveis para assar o bolo. A forma amarela é de papel, tamanho grande, e pode ser comprada aqui. Como sobrou massa, fiz dois bolinhos pequenos, assados em forminhas de empada de tamanho médio (100 mL), de alumínio. Comprei aqui.