A Cozinha Coletiva, conhece? É o blog do talentosérrimo Richie, um arquiteto que tem como hobby assar tortas e bolos, produzir fotos lindas de morrer e compartilhar essas receitas. E que, para a minha alegria, está numa fase de bundt cakes – a minha perdição.
Este bolo, eu fiz para o bota-fora do meu melhor amigo na repartição. Ele está seguindo um caminho mais doce e feliz e, por isso mesmo, merecia um bolo condizente.
Nem preciso dizer que, por maior que o bolo tenha ficado, acabou num instante, né? Mesmo eu tendo errado um detalhe que impactou o resultado final: não esperei dar ponto de enrolar no brigadeiro do recheio – estava morta de sono e achei que seria suficiente ficar quaaaaaaaase bom pra enrolar.
Aí, sabe o que aconteceu? O brigadeiro ficou mais fluido com o calor do forno, escorreu pela massa e se acumulou no fundo da assadeira. “Ih, grudou tudo”, você pensou. Sabe que não? Desenformou lindamente. Só que cortar virou um trabalho meio ingrato, já que o topo do bolo ficou puxa-puxa. E não sobrou nenhum vestígio de brigadeiro como recheio 🙁
Assim, quando for fazer este bolo, não se esqueça do ponto do brigadeiro do recheio. Não é só um detalhe. É fundamental.
Receita ligeiramente adaptada daqui.
Para o recheio de brigadeiro:
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de um bom chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Para o bolo:
2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
3/4 de xícara de cacau em pó não adoçado;
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
1 colher (chá) de sal;
240g de manteiga sem sal, em ponto de pasta;
1 e 1/2 xícaras de açúcar;
4 ovos;
1 colher (chá) de extrato de baunilha;
1 xícara de iogurte natural integral, não adoçado
Para a cobertura de brigadeiro mole:
1 lata de leite condensado;
2 colheres (sopa) de um bom chocolate em pó;
1 colher (sopa) de manteiga;
1/4 de xícara de leite integral;
Granulados de boa qualidade, para decorar.
Comece pelo recheio de brigadeiro. Em uma panela, coloque e leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo sem parar com uma colher de pau. A mistura vai ferver e começar a engrossar. Mantenha no fogo, mexendo sempre, até que o o fundo da panela comece a aparecer conforme você mexe.
Retire do fogo e bata o brigadeiro com a colher de pau (isto é, mexa vigorosamente), para chegar no ponto de enrolar e ficar brilhante. Transfira para um prato e deixe esfriar completamente.
Preaqueça o forno a 160ºC. Unte com manteiga uma fôrma de anel com capacidade para 10 a 12 xícaras de massa e polvilhe-a com cacau em pó. Reserve.
Em uma tigela, peneire juntos a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Na batedeira, em velocidade médio-alta, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo – por uns 5 minutos. Adicione os ovos, um a um, e a baunilha, batendo após cada adição.
Diminua a velocidade da batedeira para baixa e junte a mistura de farinha em três adições, alternadas com o iogurte, em duas adições.
Derrame 3/4 da massa na fôrma preparada. Espalhe colheradas do brigadeiro totalmente frio sobre a massa, tomando cuidado para deixá-lo bem centralizado, sem tocar as laterais da fôrma. Cubra com o restante da massa e alise a superfície com uma espátula.
Asse o bolo por 50 a 55 minutos, ou até que, enfiando um palito de madeira no bolo, ele saia limpo.
Enquanto o bolo está no forno, prepare a cobertura de brigadeiro. O procedimento é o mesmo do recheio. A diferença é que, quando o fundo da panela começar a aparecer, você já desliga o fogo. Feito isso, basta adicionar o leite aos poucos, mexendo bem, até obter uma calda fluida o suficiente para escorrer sobre o bolo (não vá fazer Nescau, hein?). Deixe esfriar um pouco.
Retire o bolo do forno, deixe esfriar por uns 15 minutos dentro da fôrma e então desenforme com cuidado, sobre uma gradinha, para terminar de esfriar.
Cubra o bolo com a cobertura ainda morna de brigadeiro. Espalhe os granulados por cima.
1 Comentários Esconder comentários
Essa receita é magnifica! Para os amantes do chocolate ela é perfeita! Parabéns pelo blog essas receitas salvam nosso paladar.