Estes brownies nada mais são do que uma adaptação de uma receita que já publiquei aqui – a dos brownies de M&Ms, que, por sua vez, são uma adaptação dos brownies que faço com mais frequência em casa.
Eu os preparei outro dia para o aniversário de um amigo no trabalho e causaram tamanho furor que quis fazer um repeteco na festa junina da repartição. Literalmente, não deu para quem quis.
Agora, atendendo a pedidos, eis a receita!
Receita adaptada daqui
150g de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
150g de chocolate amargo picadinho (usei um com 70% de cacau)
180g de açúcar refinado
50g de açúcar mascavo claro
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
150g de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal
200g de doce de leite*
Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma assadeira retangular com 26 cm X 17 cm e forre-a com papel manteiga (deixe sobras de papel dos lados para servirem como ‘alças’ na hora de desenformar). Unte o papel também – mas não as alças.
Derreta juntos a manteiga e o chocolate: acomode-os em uma panela de fundo grosso, em fogo baixinho, e mexa vigorosamente o tempo todo para não deixar queimar. Quando eles estiverem parcialmente derretidos, remova a panela do fogo e continue mexendo até que o derretimento esteja concluído.
Com um batedor de arame, incorpore os açúcares à mistura de chocolate derretido. Verifique então se a temperatura da mistura já está morna. Se estiver, junte os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Some a baunilha. Peneire a farinha e o sal sobre a mistura e incorpore gentilmente com uma espátula de silicone, mexendo de baixo para cima, até que não haja mais farinha aparente.
Despeje metade da massa na forma preparada. Alise a superfície. Com uma colher de chá, distribua colheradas de doce de leite pela massa, reservando um pouco para a decoração. Cubra o doce de leite com o restante da massa de brownie (na medida do possível, claro – a massa é densa e tende a levar embora um pouco do doce). Alise de novo a superfície e espalhe nela o restante do doce de leite. Deslize a ponta de uma faca pelo brownie para criar um efeito marmorizado.
Asse por 20-30 minutos ou até que as laterais e o topo estejam sequinhos, mas com o centro ainda úmido. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.
* Use o melhor doce de leite que encontrar. Se gostar daquele que a gente prepara cozinhando uma lata de leite condensado na panela de pressão, fique à vontade. Se gosta de doce de leite argentino ou de cajeta (aquele uruguaio com leite de cabra), vá em frente. O meu preferido – e o que eu gosto de usar – é o mineiríssimo Viçosa (na minha humilde opinião, o Olimpo do doce de leite).
* Achou o método de derretimento do chocolate muito temerário? Derreta então no micro-ondas ou em banho-maria.
* Para receitas de brownie desse tamanho, eu sempre prefiro usar assadeiras de alumínio descartáveis de 1,5 L. Além de morrer de preguiça de lavar assadeiras, eu sou ciumenta demais com as minhas formas para deixá-las sair da minha casa.