Cada um sabe de si e do tamanho de suas dores. E cada um lida com essas dores da forma que consegue, por mais que a gente não entenda ou não concorde.
Há exatamente um mês, um amigo partiu prematuramente buscando encontrar um pouco de alívio.
Todo dia dedico um minutinho enviando boas vibrações pra você onde quer que esteja, J.. E, hoje, celebro o tempo que você passou conosco com um bolinho, que você tanto gostava.
Receita adaptada daqui
100g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de farinha de amêndoa
1 colher (sopa) de folhas de manjericão fresco
200g de açúcar
1 pitada de sal
150mL de óleo vegetal de sabor suave (usei canola)
Raspas da casca de 2 limões taiti
4 ovos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
Calda:
100g de açúcar
O suco dos dois limões usados no bolo
1 colher (sopa) de folhas de manjericão fresco
Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês média, forre-a com papel manteiga e unte o papel também (ou use uma forma descartável de alumínio ou papel).
Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal, e então misture a farinha de amêndoa. Reserve.
No liquidificador, junte os ovos, o óleo, o extrato de baunilha, o açúcar e o manjericão. Bata muito bem por uns 2 minutos, até obter uma mistura bem homogênea.
Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos, envolvendo delicadamente até que a massa fique uniforme. Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 45 minutos, ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Quando o bolo estiver quase pronto, faça a calda: em uma panelinha, junte o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo médio, mexendo, até o açúcar dissolver. Junte as folhas de manjericão e ferva por 1 minuto. Retire do fogo e coe para uma tigelinha.
Assim que o bolo sair do forno, faça furinhos em toda a sua extensão usando um palito de dentes. Com o auxílio de uma colher, despeje a calda sobre o bolo, aguardando cada porção ser absorvida antes de derramar mais calda.
Deixe esfriar completamente antes de desenformar e servir.
* Não se assuste com o uso do manjericão em uma receita doce. Fica sutil, mas super gostoso. Ah, e a massa não fica verde.
* Escolhi usar o manjericão neste bolo ao lembrar de uma conversa com um amigo. Ele é famoso por preparar ótimos mojitos (um coquetel com rum, limão e hortelã). Um dia, preparando uns bons drinks, ele se viu sem hortelã, mas com manjericão fresco por perto. Resolveu arriscar e adorou o resultado (e fica bom mesmo)!
2 Comentários Esconder comentários
Eu não tinha farinha de amêndoa substitui por farinha de macadamia, ficou divino!,
Amo suas receitas
Que bom, Marta! Fico muito feliz em saber! Macadâmia deve ter deixado delicioso! Abraços!