Não sei se acontece com você, mas há receitas bicho-papão na minha cozinha – aquelas que, por mais que eu me esforce, não saem do jeito que eu gostaria. Este bolo é o mais novo bicho-papão daqui. É simples de tudo de fazer, mas não há meio eu conseguir que ele fique com a aparência esperada: um bolo de chocolate com cobertura de coco em duas camadas perfeitamente distintas, como as da receita original, lindamente executada pela talentosa Paula Cinini, do The Cookie Shop.
De qualquer forma, é tão gostoso e faz tanto sucesso cada vez que eu preparo que eu resolvi mostrar aqui. Vou tentar fazer novamente seguindo outro procedimento e, dependendo do resultado, atualizo as fotos e o modo de preparo da receita.
Ah, sobre a cor da camada superior, ficou assim porque usei leite condensado sem lactose, que frequentemente tem cor mais escura – quase como doce de leite. Se usar leite condensado comum, o creme de coco vai ficar mais clarinho.
Receita um pouco adaptada daqui
Para o creme de coco:
1 lata de leite condensado sem lactose*
100 ml de leite de coco*
100 g de coco ralado
1 ovo
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Para o bolo de chocolate:
300 ml de leite de coco*
150 g de manteiga sem sal
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
140 g de chocolate em pó (com 50% de cacau)
190 g de açúcar
190 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Ligue o forno a 200ºC. Unte com manteiga e polvilhe com açúcar uma forma de anel com 25 cm de diâmetro (com capacidade para 10 a 12 xícaras). Acomode-a sobre uma assadeira redonda de uns 30 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Leve ao fogo para ferver uma chaleira com, pelo menos, 1 L de água.
Prepare o creme de coco: em uma tigela, misture todos os ingredientes com um fouet até ficar bem homogêneo. Despeje o creme na forma de anel e reserve na geladeira.
Agora prepare o bolo: numa panelinha, leve o leite de coco ao fogo até ficar bem quente. Desligue o fogo e some a manteiga, misturando com uma colher de pau até derreter.
Com a mistura de leite de coco e manteiga já morna, acrescente o extrato de baunilha e os ovos, um a um, batendo bem a cada adição.
Em uma tigela grande, peneire juntos todos os ingredientes secos. Misture bem com um fouet até ficar uniforme. Adicione a mistura líquida e misture até obter uma massa lisa e homogênea.
Com muito cuidado e aos poucos, derrame a massa de chocolate sobre o creme de coco – faça-o com uma concha de sopa ou xícara medidora.
Leve o bolo ao forno: coloque as duas assadeiras juntas no forno, despeje a água quente na assadeira inferior até, pelo menos, metade da forma de anel, e deixe assar até que o bolo passe no teste do palito (a receita original prevê de 40 a 50 minutos).
Deixe o bolo esfriar sobre uma grade, em temperatura ambiente, antes de desenformar. Se quiser, polvilhe coco ralado por cima para decorar. Sirva em temperatura ambiente.
* Eu descrevi o procedimento, mas ficou faltando dar nome ao boi: esse modo de assar o bolo com a forma dentro de uma assadeira com água quente é o banho-maria de forno.
* Como havia entre meus convivas alguns intolerantes, usei leite de coco e leite condensado sem lactose. A manteiga, usei comum, mesmo (manteigas costumam ser bem pobrinhas em lactose). Mas a receita original usa leite de vaca e leite condensado comum.