Outro dia postei aqui uma receita incrível de barrinhas de chocolate branco e limão. Chegou a fazê-las? São incrivelmente deliciosas. Eu adorei a receita e adicionei ao meu repertório alegremente. Mas devo confessar que aquilo ainda não era o que eu procurava. Eu queria bolo, gente. Um bolo com aquele gosto, mas bem fofo e úmido.
Depois de muitos testes desanimadores de receitas de bolos de chocolate branco, confesso que já tinha desistido. Foi quando me deu um estalo – e se eu procurasse uma receita de bolo que usasse chocolate escuro derretido e tentasse adaptá-la?
Foi o que eu fiz. Como referência, usei uma receita da Luciana Lobo, chef chocolatière porreta, prima da musa Rita Lobo. Virei, mexi e cheguei à receita abaixo.
O resultado? O MELHOR BOLO DE CHOCOLATE BRANCO E LIMÃO. Sério. O melhor. É certamente um dos melhores bolos que eu já comi na vida.
Desde que me tornei mãe, tenho dado preferência a receitas que são o oposto dessa: pouco trabalho, pouca louça suja e o mínimo de barulho possível. Mas, de vez em quando, preparar uma receita um tiquinho mais trabalhosa é um ritual prazeroso – quase uma forma de meditação. E quando o resultado compensa tanto, tudo que eu posso dizer é: arranje um tempo sossegado e prepare. Você merece esse carinho.
Receita livremente adaptada daqui
3 ovos grandes (gemas separadas das claras)
125 g de manteiga amolecida
125 g de chocolate branco em barra, picadinho (eu usei tanto em barra quanto em gotas)
100 g de açúcar refinado
60 g de farinha de trigo
Raspas da casca de 1 limão siciliano
Cobertura:
60 g de açúcar impalpável
1 colher (sopa) de suco de limão coado, espremido na hora
Raspas da casca de meio limão siciliano (opcional)
Rodelas de limão siciliano para decorar (opcional)
Preaqueça o forno a 190ºC. Prepare uma forma retangular de bolo inglês de 21 x 11 cm: unte-a com manteiga e forre-a com papel-manteiga, deixando sobras nas laterais.
Leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Ela servirá de base para o banho-maria.
Coloque a manteiga amolecida em uma tigelinha e misture bem, com uma colher, até que ela fique lisa e cremosa.
Acomode o chocolate branco em uma tigela média de vidro ou de inox e coloque sobre a panela com água fervente, sem deixar a água tocar o fundo da tigela (o vapor da água deve ser a fonte de calor). Mexa de vez em quando até o chocolate branco derreter. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Na tigela em que o chocolate foi derretido, junte a manteiga e misture com uma espátula de silicone até ficar uniforme. Reserve (e não se preocupe se a manteiga se separar do chocolate, é só misturar novamente antes de usar).
Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as gemas e bata até obter uma gemada esbranquiçada. Adicione a mistura de manteiga com chocolate branco e as raspas de limão e bata até ficar bem homogêneo. Transfira a massa batida para uma tigela grande.
Lave e seque bem a tigela da batedeira e o batedor de arame. Agora, utilize-os para bater as claras em neve até formar picos firmes.
Incorpore ⅓ das claras em neve à massa e misture delicadamente com uma espátula de silicone em movimentos circulares de baixo para cima. Repita o procedimento até que as claras estejam totalmente incorporadas.
Peneire a farinha de trigo sobre a massa e misture delicadamente com uma espátula de silicone até que não haja mais vestígios.
Transfira a massa para a forma preparada. Leve ao forno preaquecido e deixe assar até que o bolo passe no teste do palito (eu começaria a testar por volta de 30-35 minutos). Retire-o do forno e deixe esfriar completamente em uma grade.
Prepare então o glacê: basta misturar o suco de limão com o açúcar impalpável, mexendo bem até ficar lisinho. Se ficar muito grosso, acrescente mais gotinhas de suco. Se ficar muito ralo, adicione um tiquinho mais de açúcar impalpável.
Quando o bolo estiver frio, desenforme-o no prato de servir e cubra-o com o glacê. Se quiser, decore com raspinhas e rodelas de limão. O glacê vai ficar durinho e lindo quando secar. Mas, se não quiser, não precisa esperar tanto, glacê molinho também é bom.
* A receita também dá certo com chocolate em barra de comer. Só não use cobertura, por favor!
* Se quiser, derreta o chocolate no micro-ondas (eu acho até mais fácil). Lembre-se de usar intervalos curtos (no máximo 30 segundos) e potência média. O meu se resolveu com 2 sessões de 30 segundos.
* Os bolinhos das fotos foram assados em panibois, forminhas francesas de madeira super charmosas. Elas vão ao forno, são reutilizáveis e não, eu não sei onde comprá-las aqui no Brasil. Reaproveitei as forminhas dos bolos que comprei no Lá em Casa Cuisine D’Amis (os que despertaram a minha obsessão).
* Se eu continuarei comprando os bolinhos do Lá em Casa tendo chegado a esta receita? Claro que sim. Como eu já devo ter contado, minhas sessões de baking só começam depois que a casa aquietou – ou seja, por volta das 23h. Assim, por mais que eu ame fazer bolos, não é algo que eu aguente fazer sempre (ainda mais quando a receita envolve muitos passos, tigelas e colheres). Mas gosto da segurança de que não vou precisar ficar privada desse sabor divino durante o recesso de fim de ano, por exemplo. É como massa folhada. Dá pra fazer em casa? Em teoria, dá. Mas se alguém fabrica uma muito boa, eu prefiro comprar.
2 Comentários Esconder comentários
[…] Bolo de chocolate branco e limão […]
[…] Bolo de limão e chocolate branco […]