Meu nome é Letícia, tenho 40 anos e provei jiló pela primeira vez há menos de um mês. Eu sei, eu sei, para alguém que se orgulha de ter um paladar mais aventureiro, isso é uma vergonha. Mas eu simplesmente não encontrava oportunidade de comer jiló. Ninguém nunca me ofereceu e eu me acomodei com isso.
Até que um dia, comendo num self-service de shopping, encontrei jiló. Peguei um pouquinho para provar e, gente, eu gostei tanto! Achei parecido com berinjela – um pouco mais amargo, é bem verdade, mas muito bom!
Desde então, sempre que encontro, trago um pouquinho de jiló pra casa e encontro um jeito diferente de saborear. Da última vez, aproveitando a semelhança entre jiló e berinjela, fiz um antepasto de forno parecido com este daqui. Ficou tão saboroso que trouxe aqui para você provar também.
Receita adaptada daqui
1 dúzia de jilós
1 abobrinha média
1 pimentão amarelo
250g de tomate-uva
1 1/2 cebolas médias
1 dente de alho grande
2 colheres (sopa) de alcaparras em conserva, enxaguadas e escorridas
1/3 de xícara de passas pretas
2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
1 1/2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta calabresa
1 colher (chá) de orégano seco
Higienize os jilós, os tomates, a abobrinha e o pimentão. Corte-os em cubinhos de mais ou menos 1 cm e acomode-os em uma tigela grande, com tampa. Descasque o dente de alho e as cebolas. Corte o alho em pedaços grandes e a cebola em cubos de 1 cm. Acrescente-os à tigela, junto com os outros legumes. Some, por fim, as passas e as alcaparras à mistura.
Despeje sobre os legumes o azeite, o vinagre balsâmico, o orégano, a pimenta calabresa e o sal. Tampe bem a tigela e gire-a vigorosamente para que os legumes fiquem bem distribuídos e temperados de forma uniforme.
Forre uma assadeira grande com papel alumínio e, sobre ele, distribua os legumes. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que os legumes fiquem bem macios (1h30, mais ou menos).
Fica mais gostoso servido frio. E, nos dias seguintes, fica ainda melhor!