Só o nome já deu frio na espinha? Em mim, deu. Mas, como eu havia prometido fazer sobremesas veganas para a ceia de Natal, encarei esta heresia: um docinho tipo brigadeiro sem leite condensado. Pior ainda, de aipim (ou mandioca, ou macaxeira, chame como achar melhor).
Eu sei, seu sei. No primeiro impacto, não dá para imaginar que algo de bom possa sair disso. Mas pense nos aspectos positivos:
Amoleci um pouco o seu coração? Então, a cartada final: o resultado. Vamos começar pela pergunta que eu também fiz: Fica igual a brigadeiro? Eu respondo em partes:
Mas é ruim? Pelo contrário. É muito gostoso. E não há quem diga que há mandioca na receita – se eu mesma não tivesse preparado, não acreditaria nisso.
Eu cobri os meus brigaipins com cacau em pó e coco ralado. Mas, se quiser, você pode cobri-los com raspinhas de chocolate amargo (que não levem leite na composição, claro).
Receita ligeiramente adaptada daqui
1 xícara de mandioca cozida só em água até ficar bem macia
1/2 xícara de chocolate amargo finamente picado (70%, sem leite na composição)
2 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de melado de cana
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de óleo de coco
Para cobrir os brigaipins: raspas de chocolate, castanha picada, coco ralado, nibs de cacau, cacau em pó… sua imaginação é quem manda.
Comece pela mandioca: depois de cozê-la até ficar bem macia, passe-a no processador de alimentos ainda quente e bata até obter um purê lisinho. Passe esse purê por uma peneira para eliminar possíveis fios, meça uma xícara e devolva-a para o processador.
Acrescente então os demais ingredientes e processe bem até obter uma mistura uniforme. Leve ao fogo em uma panela de fundo grosso, mexendo até dar ponto de brigadeiro (é bem rápido).
Acomode a massa em um prato ligeiramente untado com óleo de coco e deixe esfriar antes de boleá-la. Com as mãos levemente untadas em óleo de coco, forme bolinhas e role-as na cobertura de sua preferência, acomodando em forminhas de papel.
* É importante que a mandioca ainda esteja quente para ser mais fácil processá-la e para que o seu calor derreta o chocolate.
* Esta receita veio do Instagram da Alana Rox, uma cantora vegana que é também cozinheira de mão cheia. Além de não utilizarem ingredientes de origem animal, as receitas da Alana também são sem glúten.
2 Comentários Esconder comentários
[…] Brigaipim […]
Sou de Roraima 🐝 aprovadissima Receita 👌🙋🎆🗽 Excelente 😎