Para não deixar morrer uma tradição que começou desde janeiro, sabe o que eu tenho pra você? Granola!
Esta é a mais levinha de todas que eu já fiz – tem pouco açúcar e pouquíssima gordura. É menos doce do que as demais que eu fiz neste ano, mas não deixa de ser gostosa, crocante e viciante. O segredo para formar gruminhos e continuar docinha? Purê de maçãs, gente. Olha que ideia boa. Só podia ter vindo do meu blog preferido do momento para comidinhas com uma pegada mais saudável.
Eu achei delícia. Minha consciência também 😉
Receita livremente adaptada daqui
2 xícaras de aveia em flocos grossos
3/4 de xícara de quinoa em flocos
3/4 de xícara de amaranto em flocos
1 xícara de amêndoas cruas, com pele
1/4 de xícara de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de canela em pó
1/4 de colher (chá) de pimenta-da-Jamaica moída
1/2 colher (chá) de sal
3/4 de xícara de purê de maçã (applesauce)
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de óleo de canola
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de maçã desidratada picada
Preaqueça o forno a 150º C*. Forre uma assadeira grande com um silpat ou papel manteiga*.
Em uma tigela grande, misture a aveia, o amaranto, a quinoa, o açúcar mascavo, as especiarias e o sal. Reserve.
Em uma panela pequena, misture o purê de maçã, o mel, o óleo de canola e o extrato de baunilha. Leve ao fogo até amornar.
Despeje a mistura líquida sobre a mistura seca, mexendo até que tudo fique com aparência úmida.
Espalhe a granola uniformemente na assadeira e leve ao forno por 45 minutos*, revolvendo a cada 10 minutos até que ela fique com uma bela coloração dourada. Tire-a do forno e só então misture a maçã desidratada picada.
Deixe a granola esfriar completamente antes de guardá-la em recipiente hermeticamente fechado. Ela se conserva bem em temperatura ambiente por até um mês.
* Como faço granolas com alguma regularidade e o procedimento é quase sempre o mesmo, liguei o piloto automático e assei a minha a 180ºC por 30 minutos, revolvendo a cada 10 minutos. Ah, usei um silpat no fundo da assadeira, mas a receita original não pedia.
* A receita original pede por applesauce, que nada mais é do que um purê de maçãs cozidas (que pode ou não ser adoçado e/ou conter especiarias). Eu fiz em casa com 5 maçãs gala sem cascas e sementes, picadas em cubos médios, e água somente até a metade da altura das frutas (usei uma panela média). Deixei cozinhar por 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando só para não grudar. Ao final, usei um amassador de batatas manual para transformar em purê. Só isso? Só isso.
2 Comentários Esconder comentários
Olá, Apreciei bastante esta granola com purê de maçã. Deve ficar super perfumada, porém fiquei com dúvidas quanto à validade da granola por causa da maçã. Já fiz várias granolas. Inclusive coloco bem pouco açúcar pois adiciono também sobre pratos salgados (arroz, macarrão, saladas). Aguardo orientação. Obrigada.
Oi, Célia, a autora da receita original (Maria, do blog Two Peas & Their Pod) indicou essa validade. Eu confesso que não testei se dura, mesmo, 1 mês porque granola acaba rápido na minha casa. De toda forma, ela é bem sequinha, provavelmente se aguenta bem por algumas semanas. Abraços!