Eu disse que passaria um tempo longe das granolas, por conta do meu problema no dente, mas não consegui – estava sentindo muita falta do meu lanche preferido. Resolvi que voltaria a consumi-la, mas precisaria de uma opção que não formasse grumos crocantes e que não tivesse ingredientes que exigissem muita mastigação, como castanhas e frutas secas.
E, já que é para fazer uma granola diferente das que costumo preparar, resolvi que ia testar um outro método: desta vez, preparei minha granola no fogão, e não no forno.
Como não conhecia o método, preferi seguir a receita que apresentava o método o mais fielmente possível (se comparar as receitas, você vai ver que eu não sou muito boa nisso). O resultado geral foi exatamente o que eu precisava – uma granola bem soltinha, sem pedaços grandes ou duros. Ela é crocante, mas fica bem macia depois de um tempo misturada no iogurte.
Em termos de sabor, ficou gostosinha, mas um pouco sem graça – pelo menos, para o meu paladar. Da próxima vez que preparar granola assim, pretendo testar simplesmente usar uma das versões que sempre faço adaptando-a ao método e às minhas necessidades mastigativas.
Já fez granola no fogão? Teste aí e me conte a sua impressão 🙂
Receita livremente adaptada daqui
2 xícaras de aveia em flocos grossos
1/2 xícara de quinoa em flocos
1/2 xícara de amaranto em flocos
1 colher (chá) de mix de especiarias para pão de mel
1/4 de colher (chá) de sal
1/4 de xícara de óleo vegetal (usei óleo de coco)
1/4 de xícara de açúcar mascavo (usei açúcar de coco)
1/4 de xícara de xarope de bordo
2 colheres (sopa) de melado de cana
2 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de sementes de girassol sem casca
1/2 xícara de sementes de abóbora sem casca
3/4 de xícara de coco em fitas
Em uma tigela grande, misture a aveia, a quinoa, o amaranto, as especiarias e o sal.
Em uma frigideira grande de uns 25 cm de diâmetro, misture o óleo, o açúcar, o xarope de bordo, o melado, a água e o extrato de baunilha. Cozinhe em fogo alto mexendo ocasionalmente até que o açúcar derreta.
Adicione então os ingredientes secos e mexa até que tudo fique úmido.
Cozinhe por 5-8 minutos, mexendo regularmente, até que os cereais dourem. Adicione as sementes e as fitas de coco e cozinhe por mais 1-2 minutos.
Retire do fogo e espalhe sobre uma folha de papel manteiga (se quiser, forre uma assadeira para cookies com papel manteiga e despeje ali a granola). Deixe esfriar completamente antes de acondicionar em um pote que feche hermeticamente.
* Os produtos com link na lista de ingredientes vieram todos da Natue. Uma parte deles, fui eu que comprei; a outra, eles gentilmente me mandaram.