Se você gosta de chocolate como eu, duvido que não tenha passado por uma emergência dessas em algum momento da vida – aquela hora em que não há palavra de conforto ou abraço que consigam suprimir a necessidade de uma boa porção de chocolate.
Para essas emergências, resolvi deixar sempre à mão uma receita que desenvolvi adaptando algumas outras – uma mistura caseira para brownies que, além de linda, é matadora. O preparo é muito simples: basta uma tigela grande e uma colher de pau (e um pouco de força nos braços – mas só um pouco). Em pouco mais de meia hora, você terá brownie saindo do forno.
Veja que graça fica a mistura para brownies em pote transparente, organizada em camadinhas.
E que brownie, gente. Um dos melhores que eu já comi. A textura é super fudgy, o sabor é equilibrado e ele fica perfeito em qualquer condição: em temperatura ambiente, levemente aquecido no micro-ondas, para comer com sorvete… mas meu jeito preferido de saboreá-lo ainda é tirando lasquinhas dele direto da geladeira.
Para a mistura:
120 g de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de fermento químico em pó
1/4 de colher (chá) de sal
60 g de cacau em pó não adoçado
275 g de açúcar de confeiteiro
100 g de chocolate amargo em gotas ou pedacinhos (usei um com 70% de cacau)
100 g de chocolate ao leite em gotas ou pedacinhos
100 g de chocolate branco em gotas ou pedacinhos
Para preparar os brownies, adicione:
120 g de manteiga sem sal, derretida e fria
3 ovos levemente batidos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Para preparar a mistura:
Moleza – disponha todos os ingredientes na sequência em que foram listados em um pote com fechamento hermético e capacidade para 1 L. Feche e use em até 1 mês.
Para preparar os brownies:
Em uma tigela grande, adicione a mistura para brownies, os ovos, a manteiga derretida já fria e o extrato de baunilha. Mexa bem com uma colher de pau até os ingredientes secos ficarem bem incorporados.
Verta a massa em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga (com sobras de papel dos dois lados, para formar alças e facilitar a hora de desenformar). Mas, se não quiser ter nenhum trabalho, tenha à mão uma assadeira descartável de alumínio com capacidade para 1,5 L e não precisa untar nada.
Leve ao forno preaquecido a 180ºC por uns 30 minutos, mais ou menos (faça o teste do palito – lembre-se, ele deve sair com migalhas úmidas). Deixe esfriar um pouco antes de comer. Assim, você obtém uma textura melhor e não queima a língua.
“Mas precisa mesmo acomodar tudo em camadas, em um pote transparente?” Não. Se quiser deixar tudo já misturado em um pote qualquer, vá fundo. É que, assim, organizadinha, a mistura fica linda e vira presente muito facilmente – basta um cartãozinho com instruções de preparo e um laço de fita. Aliás, se eu fosse você, salvava essa receita para o Natal desse ano. Parece longe, mas pense – a gente sente que o Natal foi ontem, mas já estamos em fevereiro!
2 Comentários Esconder comentários
[…] brownies deliciosos para situações de emergência […]
[…] 14. Brownies quádruplos de chocolate […]