É, gente, não tem jeito. Depois de passar por um duríssimo processo de emagrecimento, não dá para vacilar e voltar a engordar, desperdiçando tanta força de vontade e disciplina – até porque, convenhamos, eu não tenho de sobra. Por isso, continuo firme na busca por docinhos que satisfaçam minhas lombrigas mas não comprometam muito a silhueta.
Nessas horas, a Tati, como sempre, vem me salvar com suas ideias práticas e gostosas. É o caso dessa sobremesa, que lembra aquela guloseima que fez parte da nossa infância. A receita é pra lá de simples: 4 ingredientes, apenas. Fica pronta num instante, e satisfaz que é uma beleza, como sobremesa.
E dá para comer sem tanto peso na consciência: uma porção tem tantas calorias quanto uma banana-nanica, segundo a calculadora do aplicativo de dieta do meu celular (ô, fonte confiável, hahahaha).
300 g de ricota fresca (fiz em casa, com leite integral)
240 ml de iogurte natural (usei iogurte caseiro feito com leite integral)
1 pacote de suco em pó diet sabor morango (quantidade suficiente para fazer 500 ml de suco)
1/2 pacotinho (6 g) de gelatina em pó incolor sem sabor (acho que, nesta receita, nem haveria problema se ela fosse vermelha)
Siga as instruções do fabricante da gelatina para hidratá-la e deixá-la líquida. Deixe reservada, esfriando um tico.
No liquidificador, bata a ricota, o iogurte e o suco em pó até que fique bem homogêneo. Convém provar e acrescentar um pouco mais de suco em pó, se achar que o sabor ficou fraco (para mim, ficou no ponto).
Acrescente a gelatina líquida e fria e bata mais um minuto.
Divida entre 6 tacinhas e leve à geladeira até firmar.
* Se quiser diminuir ainda mais o valor calórico da receita, experimente usar iogurte desnatado e ricota light. Eu não testei, mas acredito que não fique ruim.
* Dá para fazer sem gelatina? Dá. Eu é que prefiro uma sobremesa um pouco mais consistente para sentir que estou comendo alguma coisa que não desaparece assim que coloco na boca. (#vaicabeçagorda)
* Vale aqui a ressalva de sempre: comida, qualquer que seja, só não engorda se houver um gasto calórico compatível. Corra uma meia maratona e você pode matar sem dó uma promoção enorme da lanchonete do Ronald – com sanduíche, batata frita e milkshake. Se isso é uma escolha inteligente, do ponto de vista nutricional, já são outros 500 (e outras 1500 calorias).