Quem visita essa cozinha com frequência já deve ter notado: tenho uma dificuldade considerável de seguir receitas à risca. Quase sempre mexo aqui e ali, substituindo ingredientes, acrescentando alguma frescurinha, modificando proporções, diminuindo ou aumentando a escala da receita ou subvertendo alguma coisa no preparo. Faço isso para adaptar os pratos ao gosto de quem vai comê-los, à minha despensa, à minha disponibilidade de tempo e energia. E claro, à minha curiosidade.
Os bolinhos de coco da minha prima Bibi não passaram incólumes pelas minhas mãos. Na verdade, da primeira vez que os fiz, diminuí perigosamente a quantidade de farinha e de fermento da receita. E, ao assá-los, fiquei receosa de que ficassem ressecados e acabei tirando-os do forno mais cedo (ao espetá-los com um palito, algumas migalhas levemente úmidas ainda apareciam).
Resultado: assim que saíram do forno, meus bolinhos de coco abaixaram. Continuavam simpáticos, mas bem baixinhos. Confesso que fiquei desanimada, mas mesmo assim, resolvi cobri-los com uma caldinha e salpicá-los com coco ralado.
Ficaram umas gracinhas… por que não provar, né. AI, GENTE, PARA TUDO. Quem trem perigosamente delicioso. O interior é muito úmido, de uma suavidade que nem sei descrever. O sabor de coco é bem marcante, mas não enjoativo. E a texturinha que o coco ralado dá é incrível. Como a massa não é muito doce, a calda complementa a doçura.
Fazia tempo que eu não comia algo que fazia anjinhos cantarem. Ai, ai 🙂
Receita livremente adaptada daqui
Ligue o forno a 180ºC. Prepare as forminhas que vai utilizar – se usar forminhas de metal, recomendo que você as unte com um pouco de óleo. Ou use forminhas de silicone e não unte nada 🙂
Numa tigela média, misture juntos o leite de coco, o óleo e o ovo (um fouet pequeno dá conta do recado). Peneire por cima dessa mistura o açúcar e a farinha de trigo. Misture com o fouet até a massa ficar bem homogênea. Por fim, acrescente o coco ralado e o fermento, mexendo delicadamente até incorporar.
Pronto, acabou! Agora é só despejar a massa nas forminhas, enchendo até 2/3 da capacidade, e levar ao forno até que os bolinhos pareçam crescidos e levemente rachados no topo (no teste do palito, pode haver uma ou outra migalha úmida).
Retire-os do forno e deixe que esfriem um tiquinho sobre uma grade enquanto prepara a calda.
Em uma panela pequenina, leve ao fogo baixo o leite de coco e o açúcar, mexendo até que a mistura ferva e engrosse ligeiramente. Faça alguns furinhos na superfície dos bolinhos e deite um tiquinho de calda sobre cada um. Salpique coco ralado por cima. Sirva morno ou em temperatura ambiente.
Rendimento: 8 bombocadinhos (feitos em forminha de silicone com capacidade para até 1/3 de xícara)
* Esta receita não leva leite e derivados. Sigam-me, os intolerantes à lactose!