Como é o seu jantar de domingo? Aqui em casa, tenho oferecido lanches reforçados para as crianças no lugar da comidinha do dia a dia. Suco natural, iogurte com purê de frutas ou geleia caseira, um bolinho… e a nova paixão deles, os salgados assados.
A massa dos salgados é do Panelaterapia, da Tati. É muito fácil de fazer, não precisa descansar ou crescer e é bem versátil: já usei em enroladinho de queijo e em esfiha, com muito sucesso. Tanto sucesso, aliás, que estava para postar esta receita há mais de um mês, mas simplesmente não conseguia que sobrassem salgados para fotografar 😛
Receita adaptada daqui
1/2 xícara de água morna
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de açúcar
250 g de farinha de trigo
3/4 de colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
Ligue o forno a 180º. Unte e polvilhe com fubá ou semolina a(s) assadeira(s) que pretende utilizar.
Em uma tigelinha, misture a água morna, o fermento e o açúcar e deixe quieto por 5 minutos. Enquanto isso, misture a farinha e o sal em uma tigela. Faça uma cavidade no centro dessa mistura.
Adicione o azeite à mistura de fermento, misture e despeje na cavidade que você fez na farinha. Trabalhe com as mãos até obter uma massa lisa – é bem rápido e tranquilo.
Pronto! Agora divida a massa em porções iguais, recheie como preferir, acomode na assadeira, pincele ovo batido e leve ao forno por uns 25 minutos, até que eles ganhem uma linda cor dourada.
Com essa receita, preparo 20 enroladinhos de queijo com uns 10 cm de comprimento ou 8 esfirras grandes.
* Para a esfiha, é importante que o recheio seja mais sequinho para não empapar a massa. Aqui em casa, normalmente faço um refogado com carne moída ou frango bem desfiadinho e cebola, alho, tomate, abobrinha e cenoura, tudo bem picadinho. Tempero com sal e um nadica de pimenta síria, só para dar um tchans.
* Não sabe dobrar a esfiha fechada? Eu também não sabia – aprendi com esse vídeo aqui.
* Para o enroladinho de queijo, use o queijo de sua preferência – tanto melhor se for um queijo que derrete. Eu tenho usado um minas padrão bem macio. Ao modelar o salgado, procure deixá-lo bem fechadinho para o recheio não vazar.
* Não sabe modelar enroladinho? Eu também não sabia – aprendi com esse vídeo aqui.
6 Comentários Esconder comentários
Parabens pela postagem gostei muito do seu blog estarei sempre visitando ele estou compartilhando com meus amigos eles vao gostar tanbem.
Obrigada pela visita e pelos elogios, Janaina! Abraços!
Essa massa serve para pizza e cachorro quente de forno ??
Ih, Stephanie, não sei dizer, eu testei com os salgados que indiquei na receita. Para uma resposta certeira, talvez seja melhor você perguntar à Tati, do Panelaterapia, a autora da receita. Mas, se eu fosse você, eu testaria e veria no que dá. Se não der certo, vai ficar comível, no mínimo.
Abraços!
Sou viciada em salgados. Sua receita me deu coragem pra arriscar fazer em casa.
Também adoro um salgado. Deu vontade de fazer de novo.