Sabe quando a sua despensa está cheia de pacotinhos quase vazios? Eu tinha farinha de trigo integral, granola e açúcar mascavo, os três em pequena quantidade, vagando de um lado para o outro na prateleira, à espera de uso. Na fruteira, bananas maduríssimas imploravam por um fim digno. O que fazer com isso? Bolo! Eba!
A receita foi uma adaptação de outra publiquei aqui há muito tempo (me lembrei dela por conta de um post da querida Leili). Fiquei me perguntando porque não a preparo mais frequentemente, é tão simples e boa! Nem precisa de batedeira ou equipamento especial – basta uma tigela e uma colher de pau. E sabem o que é melhor? As crianças adoraram!
Receita adaptada daqui
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de especiarias para pão de mel
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 xícara (chá) de óleo de canola
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
400 g de bananas picadas
1 xícara (chá) de granola
Rodelas de banana para decorar (opcional)
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e farinha de trigo integral uma assadeira de 21 X 28 cm (ou faça como eu, use 3 formas pequenas de bolo inglês). Reserve.
Em uma tigela grande, misture o açúcar mascavo, a farinha de trigo integral, as especiarias e o bicarbonato de sódio. Adicione os ovos e o óleo e mexa bem, com o auxílio de uma colher de pau, até que a mistura fique bem homogênea. Acrescente então a granola e as bananas e misture, cuidando para que fiquem distribuídas pela massa o mais uniformemente possível. Por fim, some o fermento e mexa só até incorporar.
Distribua a massa entre 3 formas pequenas para bolo inglês (unte e polvilhe com farinha de trigo integral ou faça como eu, use descartáveis). Se quiser, decore com rodelas de banana sobre a massa.
Leve ao forno por uns 30-35 minutos ou até que os bolinhos passem no teste do palito. Os bolinhos podem ser desenformados assim que esfriarem totalmente.
Este bolo pode ser preparado com bananas, maçãs ou peras e fica sempre uma delícia. Vale a pena testar!
2 Comentários Esconder comentários
[…] Bolo de banana com granola […]
[…] 4. Bolo de banana com granola […]