Depois de degustar tantos brownies nos últimos tempos, o hômi ficou meio besta chato exigente. Todo brownie que ele come é julgado sem piedade. Foi o caso desses bonitinhos da foto, que desejei desde a primeira vez que ouvi a Pat falar deles, lááááá no fim de junho.
Da primeira vez em que os preparei, resolvi suprimir o cacau em pó, já que estava usando um chocolate com teor de cacau mais alto (70%). O hômi provou, ergueu uma só sobrancelha (acho o máximo quem consegue fazer isso) e fez suas considerações: boa textura, boa umidade, boa aparência, topo quebradiço bacana. Mas falta chocolatice. E sobra um pouquinho de açúcar (é, ele ficou muito bom em avaliar brownies – tem mais quesitos que jurado de desfile de escola de samba).
Provei um pedacinho e tive de dar o braço a torcer: ele tinha razão. Refiz a receita, diminuindo um tiquinho a quantidade de açúcar a acrescentando cacau em pó. Para mim, ficou perfeito. Para o meu crítico de brownies, ficou só muito bom.
Receita adaptada daqui
115g de chocolate meio-amargo, picadinho (usei um com 70% de cacau)
1/3 xícara (80ml) de azeite de oliva extra-virgem de sabor frutado
2 ovos grandes, temperatura ambiente
¾ xícara (150g) de açúcar cristal (usei 120 g e foi a conta certa para o nosso paladar)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (70g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar (indispensável, para o nosso gosto)
1/8 colher (chá) de sal
Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com óleo uma forma quadrada de 20 cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também*.
Derreta o chocolate em banho-maria em uma tigela pequena. Retire do fogo, junte o azeite e misture com um batedor de arame. Deixe esfriar.
Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até obter um creme espesso e claro. Incorpore a baunilha e a mistura de chocolate com azeite usando uma espátula e misturando gentilmente, de baixo para cima. Incorpore a farinha, o cacau e o sal da mesma forma. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície.
Asse por 20-25 minutos ou até que o topo fique craquelado e aparente estar seco, e um palito inserido no centro dos brownies saia levemente úmido. Deixe esfriar completamente antes de cortar em quadradinhos.
* Como vocês devem ter notado, eu assumi meu lado preguiçoso prático e só tenho usado formas descartáveis de alumínio. É ótimo! Não preciso untar, posso acondicionar no freezer facilmente… e é ótimo para lanches fora de casa! Para esta receita, usei uma forma retangular baixinha, com capacidade para 750 ml.
* Em casa, gostamos de comer este brownie direto da geladeira – ele fica super fudgy!
4 Comentários Esconder comentários
[…] 1º lugar: Brownies com azeite de oliva! […]
Eu fiz hoje estes brownies, ficaram deliciosos. Obrigada
Excelente! Adorei a receita
Que bom, Eliane! Também gosto muito dela! Beijos!