Tem como uma combinação entre brownies, cheesecake e mousse de framboesas ser ruim, gente? Foi diante dessa belezinha que eu e as crianças saudamos a nova idade do hômi.
A receita não é difícil de preparar, mas envolve muitos passos, já que são 3 sobremesas em 1. Mas o resultado é muito compensador. A combinação de sabores é perfeita, as texturas são sublimes. É de fazer qualquer um voltar a ser criança e não querer dividir seu bolo com ninguém 😉
O autor dessa receita do paraíso é Tarek Malouf, da Hummingbird Bakery. Tudo que eles fazem por lá é apenas maravilhoso.
Para a camada de brownie:
200 g de chocolate amargo (usei Callebaut com 73% de cacau)
3 ovos
250 g de açúcar de confeiteiro
110 g de farinha de trigo
200 g de manteiga sem sal
Para a camada de cheesecake:
400 g de cream cheese
150 g de açúcar de confeiteiro
2 ovos
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Para a camada de creme de framboesa:
300 g de creme de leite fresco gelado (para chantilly)
100 g de açúcar de confeiteiro
150 g de framboesas (usei um total de 200 g de framboesas frescas, reservando 50 g delas para a decoração)
Opcional – caso queira estabilizar o creme de framboesas:
1 colher (chá) de gelatina em pó incolor sem sabor
1 colher (sopa) de água fria
Ligue o forno a 170ºC e prepare a forma que vai utilizar. A receita original pede uma assadeira retangular com 33 x 23 x 5 cm, forrada com papel-manteiga. Como eu queria um visual mais próximo de bolo, assei em forma de fundo falso com 23 cm de diâmetro, untada com um pouquinho de manteiga e forrada com papel-manteiga.
Comece preparando o brownie. Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Se ficar muito quente, deixe esfriar antes de usar. Enquanto isso, bata a manteiga com o açúcar em velocidade média/alta até obter um creme suave e uniforme. Sem parar de bater (mas em velocidade mais lenta), acrescente os ovos, um a um. Adicione então a farinha, aos poucos, até incorporar. Por fim, some o chocolate, misturando até ficar homogêneo. Durante todo o processo, faça pausas para dar uma raspada nas laterais da tigela com uma espátula de silicone – isso ajuda a obter uma massa mais uniforme. Deite a massa na forma preparada e alise a superfície com uma espátula.
Vamos ao cheesecake. Na tigela da batedeira, junte o cream cheese, o açúcar e o extrato de baunilha. Bata bem até obter uma mistura homogênea. Sem parar de bater, acrescente os ovos, um a um. Deite a massa de cheesecake sobre a massa de brownie, alise bem a superfície e leve ao forno até o cheesecake estar levemente dourado nas bordas, com o centro ainda pálido. Eu usei uma dica que aprendi na Better Homes and Gardens: balançar levemente a forma. O cheesecake está bom quando se solta levemente das bordas da assadeira e parece firme, mas ainda brilhante e com o centro um pouco tremilicante.
Retire a assadeira do forno e deixe esfriar completamente. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou durante a noite toda. No dia seguinte (ou 2 horas depois, néam), se estiver usando assadeira retangular, desenforme o cheesecake-brownie com cuidado – vire-o sobre um prato e, em seguida, vire esse prato sobre o prato de servir. O importante é manter a ordem correta das camadas (brownie na base, cheesecake no meio). Se for imitar o que eu fiz, deixe o cheesecake-brownie onde está e vá preparar o creme de framboesa.
Na tigela da batedeira, junte o creme de leite, o açúcar e as framboesas. Bata com o batedor de arame em velocidade alta até obter um creme firme. Pronto! Agora é só cobrir a camada de cheesecake com o creme de framboesas, decorar com as frutas frescas, cortar em quadrados e servir. Isto, se você seguir a receita original.
Como eu queria que o creme de framboesa fosse quase uma mousse, segui um método diferente. Primeiro, coloquei a gelatina em pó sem sabor numa tigelinha própria para micro-ondas. Somei 1 colher de sopa de água e deixei hidratar por 1 minuto. Em seguida, levei ao micro-ondas por 15 segundos, até a gelatina ficar líquida. Enquanto isso, passei a framboesa pelo processador rapidinho (achei que seria mais fácil incorporar as frutas em purê ao creme de leite batido).
Bati então o creme de leite com o açúcar até ele começar a formar picos suaves. Acrescentei a gelatina líquida e fria, passando-a por uma peneira para evitar resíduos, e bati até incorporar. Por fim, acrescentei o purê de framboesas, batendo até obter um creme de cor uniforme. Verti o creme sobre a camada de cheesecake, espalhei uniformemente com a ajuda de uma espátula e levei à geladeira por umas 4 horas.
Passado esse tempo, desenformei com cuidado, acomodei no prato de servir, decorei com frutas frescas e parti para o abraço.
As fotos foram tiradas com o meu celular, à noite e com pressa. Assim, não fazem justiça à belezura do modelo.