Depois da Páscoa, achei que as lombrigas doceiras do hômi haviam morrido de overdose. Que nada. Outro dia, ele me falou, como quem não quer nada, “acho que vou comprar um pote de doce de leite, estou sentindo tanta falta de um docinho!”. Depois de uma indireta dessas, tive que me mexer.
Recorri ao oráculo das receitas matadoras e perguntei: Qual a sua receita de brownie preferida? Prontamente, recebi a resposta: Best Cocoa Brownies da Alice Medrich (meu oráculo é ótimo, não fala por metáforas). Claro que eu os preparei na mesma hora.
O hômi ficou absolutamente encantado com essas belezinhas. A cada mordida, eles ganhavam posições na escala de preferências dele. Por fim, tornaram-se os seus preferidos.
Quer saber se o hômi tem razão? Corra pra cozinha e prepare já uma fornada, que eu espero 😉
Receita vista aqui
140 g de manteiga sem sal, de preferência não muito gelada
250 g de açúcar refinado
80 g de cacau em pó, sem adição de açúcar
¼ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes gelados
70 g de farinha de trigo
2/3 de xícara (74g) de nozes ou pecãs picadas (opcional – não usei)
Preaqueça o forno a 160°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm e forre-a com papel alumínio, deixando ‘alças’ de 5 cm para fora. Unte o papel, mas não as “alças”. Reserve.
Coloque a manteiga em uma tigela refratária média e leve ao banho-maria até derretê-la. Acrescente o açúcar e o sal e misture bem. Em seguida, acrescente o cacau em pó e misture até obter uma massa homogênea e suficientemente quente (faça o seguinte teste: mergulhe a ponta do dedo mindinho na mistura. Se você quiser retirá-la rapidamente, está quente o bastante). Retire a tigela do banho-maria e deixe amornar.
Adicione o extrato de baunilha e misture com uma colher de pau ou espátula de silicone. Acrescente os ovos, uma um, mexendo bem a cada adição. Quando a massa estiver espessa, brilhante e homogênea, junte a farinha e misture até que você não consiga mais ver o ingrediente na massa. Aí bata vigorosamente – dê 40 boas batidas na massa usando uma colher de pau (força, fia, a massa é pesada). Acrescente as nozes, se for usá-las.
Espalhe a massa uniformemente na forma preparada e leve ao forno por 20-25 minutos (ou até que um palito mergulhado no centro do brownie saia úmido com um pouquinho de massa). Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.
Retire o brownie da assadeira com o auxílio das “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos. Remova o papel com cuidado, pois estes brownies são bem úmidos.
* Contei como preparar a forma para os brownies mas, de verdade, passei longe desse processo. Simplesmente usei uma forma de alumínio descartável retangular com capacidade para 1500 ml. Nestes tempos sem tempo, nada como uma forma que não exige untar, não gruda, não precisa lavar…
* Quer fazer um charminho na apresentação? Tire seus cortadores de cookies do armário e corte os brownies com eles. As rebarbas, ninguém vai se importar de comer 😉