Sempre fui curiosa em relação a bolos que usam vegetais que a gente normalmente consome como acompanhamentos de pratos salgados. Minha última grande curiosidade era em relação ao bolo de chocolate com beterraba. Será que fica bom? Será que não? Na dúvida, guardei bem guardada uma receita de fonte pra lá de promissora: criada por Nigel Slater, executada por David Lebovitz. Tá bom pra você, meu bem? 😉
Daí que, dia desses, pedi pra M. (a santa criatura que cuida de mim, da minha família e da minha casa) que cozinhasse uns legumes para que eu preparasse a comidinha das crianças. Entre os leguminhos que encontrei cozidos, havia lindas beterrabas. Detalhe: na quantidade EXATA pedida na receita – nem um grama a mais, nem a menos. Era o sinal que eu esperava.
Preparei o bolo. Apesar de ser um suja-louça danado, é simples de fazer. Ah, para derreter o chocolate, usei a dica de uma outra fera das trempes (nunca mais derreto chocolate de outro jeito).
Ah, aos amantes e detratores da beterraba, um aviso: o bolo não tem nem lembrança de gosto de beterraba. Imagino que ela seja desses ingredientes que dão umidade e colaboram com a textura, mais do que qualquer coisa.
240 g de beterraba lavada e descascada
200 g de chocolate amargo (70% de cacau), picado
60 ml de café espresso (ou água) quente
200 g de manteiga sem sal em cubos e em temperatura ambiente
135 g de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
5 ovos grandes (claras e gemas separadas) em temperatura ambiente
1 pitada de sal
200 g de açúcar de confeiteiro
Unte com manteiga uma forma de fundo falso com 20 cm de diâmetro. Forre o fundo dela com papel manteiga e unte-o também. Reserve.
Cozinhe a beterraba em água salgada por 45 minutos ou até que ela fique bem macia. Escorra-a, enxague-a, despele-a (se necessário), corte-a em pedaços e processe-a até obter um purê grosso e coeso. Reserve.
Ligue o forno a 180ºC.
Coloque o chocolate em uma tigela e leve-a ao fogo em banho-maria. Quando o chocolate estiver quase todo derretido, desligue o fogo, adicione o espresso (ou a água) bem quente e misture com uma espátula de silicone até homogeneizar. Adicione então a manteiga, afundando-a no chocolate. Deixe ela quietinha até derreter.
Enquanto isso, em uma tigela separada, peneire a farinha, o cacau e o fermento. Misture delicadamente com um fouet para que fique tudo bem misturadinho. Reserve.
Volte à tigela de chocolate e misture bem até que a manteiga derretida seja completamente incorporada. Se ainda estiver quente, deixe esfriar um pouco. Some então as gemas, mexendo delicadamente. Em seguida, envolva o purê de beterrabas.
Em uma terceira tigela, grande, bata as claras em neve. quando estiverem firmes, acrescente o açúcar, envolvendo delicadamente com uma espátula. Adicione a mistura de chocolate e beterraba e continue mexendo. Por fim, some os ingredientes secos e misture até que a massa fique uniforme. Em toda essa etapa, tome cuidado para não se empolgar e bater demais – queremos manter o ar nas claras em neve.
Deite a massa na assadeira reservada. Baixe a temperatura do forno para 160ºC e asse o bolo por 40 minutos ou até que ele fique firme dos lados e com o centro um pouco mole.
Deixe esfriar completamente e remova da assadeira.
Este bolo fica mais gostoso no dia seguinte. E, se você tiver deixado ele ficar com o centro mais mole, como eu fiz, vale a pena levá-lo à geladeira – fica mais fácil fatiar e a mousse fica durinha.
2 Comentários Esconder comentários
[…] 5. Bolo de chocolate com beterraba […]
[…] 1. Bolo de chocolate e beterraba […]