Os últimos dias foram loucos e intensos. Quando dei por mim, um mês inteiro havia se passado sem que eu desse as caras por aqui.
Como passei longe da cozinha a maior parte desse período, estou voltando com uma receita repeteco: o bolo de aveia e banana da Glau – que, de tão bom, nem parece que é saudável. Levei-o para o trabalho e foi um recorde absoluto de velocidade de consumo – em menos de 30 minutos, só havia farelos.
Para dar um charminho a mais, usei a cobertura streusel (uma farofinha doce fantástica) que vi no blog da querida Patrícia. Fez toda a diferença.
Ah, de antemão, aviso que a cobertura é bem mais do que suficiente para um bolo. Mas nada se perde! Guarde-a no freezer* para usar da próxima vez que tiver bananas sobrando em casa.
*Já li em alguns blogs gringos que dá certo congelar essa farofinha crua, mas confesso que não testei – acabei usando o resto da cobertura em outra receita no dia seguinte.
Para a cobertura streusel:
¼ xícara (35g) de farinha de trigo
1/3 xícara (38g) de aveia em flocos
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1/8 colher (chá) de sal
1/8 colher (chá) de canela em pó
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
Para o bolo:
3 bananas maduras (usei banana-prata)
1 ½ xícaras (chá) de aveia em flocos
3/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo claro
1/2 colher (sopa) de fermento químico
1/2 xícara de óleo de canola
2 ovos
1 colher (chá) de canela
1 pitada de sal (adição minha)
Este bolo pode ser inteiramente preparado no multiprocessador. Eba!
Comece preparando a cobertura streusel – adicione os ingredientes secos e pulse até misturá-los bem. Em seguida, acrescente a manteiga em pedaços e pulse mais um pouco, até obter uma farofa grossa. Reserve a cobertura numa tigela na geladeira enquanto prepara o bolo propriamente dito.
Bata os ovos, as bananas e o óleo no multiprocessador até obter um creme.
Em seguida, acrescente açúcar e pulse até que ele se incorpore ao creme. Faça o mesmo com a aveia. Por fim, some fermento e canela e pulse apenas o suficiente para misturar os ingredientes.
Despeje a mistura numa assadeira média de bolo inglês untada e polvilhada com açúcar mascavo e cubra com a cobertura, apertando-a levemente para grudar na massa. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até o bolo passar no teste do palito (no meu forno, demora uns 40 minutos).
Deixe esfriar bem antes de desenformar.