Você certamente já viu centenas de receitas como esta, de bolo de laranja feito no liquidificador, em que se tritura a laranja com casca e tudo. Mas, para mim, esta é especial, pois saiu do caderninho de receitas da minha mãe. É o mais parecido que um bolo consegue ser de um abraço apertado e quentinho.
Mãe, te amo. Você é a melhor mãe que eu poderia sonhar. E a melhor vó que os pimpolhos poderiam ter.
Receita do caderninho da mamãe <3
1 laranja bahia inteira, lavada com carinho (pode usar outra variedade de laranja, mas não se esqueça de tirar as sementes)
4 ovos
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó (não tenha medo, fica suave)
1 colher (chá) de mel (não adoça nada, só dá cheirinho)
1 pitada de sal
Ligue o forno a 180ºC e unte e enfarinhe uma assadeira de 21 X 28 cm (minha mãe prefere assar seus bolos em assadeiras porque fica mais fácil acondicioná-los nas caixas de congelamento, mas como eu fiz o bolo para levar para o trabalho, usei uma forma com furo no meio, que é mais bonita).
Usando o liquidificador ou o processador de alimentos, bata a laranja cortada em pedaços, o óleo, os ovos, o mel e o açúcar até obter um creme liso, pontuado de pedacinhos de casca de laranja. Reserve por um instante.
Numa tigela grande, peneire a farinha, a canela e o sal. Misture bem. Sobre esses ingredientes, despeje o conteúdo do liquidificador, misturando delicadamente até obter uma massa uniforme. Peneire sobre ela o fermento em pó e incorpore delicadamente.
Despeje a massa na forma (ou assadeira) preparada e leve ao forno por uns 50 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito.
Espere esfriar antes de desenformar. É um bolo que combina lindamente com chá e café (puro ou com leite). E com um bom dedo de prosa.