Desde que engravidei, tive algumas aversões alimentares – milho e derivados, café, frituras, basta sentir o cheiro para ficar enjoada. Perdi muito da vontade de comer e passei a ter fome, apenas – uma fome desesperada, que não espera ninguém.
Mas essa receita da Patrícia furou todos os bloqueios de náusea e roubou a senha número 1 da lista de receitas a fazer. Quando dei por mim, já estava na cozinha separando os ingredientes.
E valeu a pena ter feito esses pãezinhos. São deliciosos, fofíssimos, tão cheirosos… e têm farinha integral, que é para ninguém dizer que não são saudáveis.
Transcrevo abaixo a receita da Pat, com as minhas adaptações em itálico (não tinha em casa todos os ingredientes e não ia aguentar esperar para fazer compras).
Receita ligeiramente adaptada deste lugar lindo
1 cebola branca média, cortada ao meio no sentido do comprimento e depois em fatias bem fininhas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
255 g de farinha de trigo
105 g de farinha de trigo integral
1 ½ colheres (sopa) de açúcar mascavo claro
7 g de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de cebolinha miúda picadinha (não tinha, usei 1 colher de chá de orégano seco)
150g de queijo fontina, ralado no ralador grosso, uso dividido (usei 120 g de muçarela + 30 g de parmesão ralado)
1 colher (chá) de sal
½ xícara (120ml) de leite integral + um pouquinho extra para pincelar
1/3 xícara (80ml) de água
Numa panela média, refogue a cebola no azeite, mexendo ocasionalmente até que ela fique macia (4-5 minutos). Retire do fogo e reserve.
Na tigela grande da batedeira, junte as farinhas, o açúcar, o fermento, a cebolinha, 50g do queijo, a cebola refogada e o sal. Aqueça o leite e a água juntos até amornar e despeje sobre os ingredientes na tigela.
Usando o batedor em formato de gancho, misture a massa e sove até que fique homogênea e elástica, 4-5 minutos – ou sove na mão por cerca de 8 minutos. Transfira a massa para uma tigela grande levemente pincelada com óleo, cubra com filme plástico e deixe em um lugar morninho, livre de correntes de ar, até dobrar de volume (45 minutos a 1 hora).
Preaaqueça o forno a 180°C. Forre uma forma de 20x30cm com papel alumínio, deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”.
Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa em um retângulo de aproximadamente 20x40cm. Espalhe o queijo restante sobre a massa e enrole-a pelo lado mais largo como um rocambole, formando um longo cilindro (eu dei uma leve pincelada de azeite na superfície da massa antes de espalhar o queijo só para que ele aderisse melhor).
Corte em 8 fatias iguais e coloque-as com o lado cortado virado pra cima na forma preparada, deixando 1cm de distância entre uma e outra. Cubra e deixe crescer levemente por 10-15 minutos. Pincele o topo dos pãezinhos com leite e asse até que dourem, 20-25 minutos (no meu forno, precisei deixar um pouco mais do que isso).
Sirva mornos ou em temperatura ambiente, com manteiga, requeijão ou purinhos. Ai, preciso comer mais um!