Torta de liquidificador é receita curinga, dessas que não podem faltar na cozinha. Esta a seguir, vi no blog delícia Abóbora Menina.
A apresentação em forminhas individuais me conquistou: fica uma graça para um lanche da tarde ‘cazamiga’. A massa é leve e muito fofa e o recheio, você prepara como quiser. Só não esqueça a dica da Cristina de fazer um recheio mais enxuto, que é para a massa não desandar.
Receita adaptada daqui
Para a massa:
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colheres (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Queijo parmesão ralado para salpicar
Sugestão de recheio:
1 lata de atum em água e sal (escorra bem e despedace antes de empregar)
1 fio de azeite
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho pequeno espremido
Azeitonas verdes e alcaparras, picadinhas, a gosto (cuidado para não exagerar e ficar muito salgado)
1 colher (chá) de mostarda de Dijon
Molho de tomate pronto quanto baste, só para o recheio não ficar muito seco
Orégano seco a gosto
Se você gostar, 1 lata de milho verde em conserva, escorrido (eu usaria feliz se não estivesse enjoando com milho até hoje)
Ligue o forno a 180ºC. Unte uma assadeira de muffins com capacidade para 12 unidades médias (ou use forminhas de silicone, que não precisam ser untadas).
Numa frigideira média, aqueça um fio de azeite e nele refogue a cebola e o alho até liberarem seu cheiro. Acrescente o atum, as azeitonas, as alcaparras, a mostarda e o orégano. Misture bem e deixe refogar uns minutinhos. Acrescente molho de tomate o suficiente para o recheio ficar úmido (feito recheio de casquinha de siri). Prove e corrija o tempero, se necessário.
Agora, prepare a massa batendo seus ingredientes no liquidificador até obter uma mistura lisa e uniforme.
Preencha cada forminha com a massa até a metade da capacidade. Com o auxílio de uma colher, distribua o recheio entre as tortinhas. Feito isso, cubra-as com o restante da massa e polvilhe com um pouquinho de queijo parmesão ralado.
Leve ao forno até que a superfície das tortinhas esteja dourada. Aguarde alguns minutos para desenformar.
2 Comentários Esconder comentários
Amei!
Poxa, muito obrigada por todo o carinho, Maria Tânia! Fico muito feliz de saber que você está gostando do que compartilho aqui! Abraços!