Há biscoitos apaixonantes – que nos viram a cabeça, tiram nosso sossego e nos deixam obsessivos, esperando a próxima mordida. Se você espera algo assim desse biscoitinho, talvez fique um pouco frustrado ao prová-lo.
Este é um biscoito amigo – uma companhia adorável para todas as horas (e refeições). Um biscoito para se ter sempre do lado, que agrada o paladar, que acolhe, que conforta. Ao pensar nele, não dá desespero nem urgência: só uma lembrança gostosa, e o desejo de um reencontro.
Com esse post, participo do Desafio Dorie às Sextas desta quinzena.
Receita adaptada daqui
1 1/2 xícaras de farinha
1 1/2 colheres (chá) de fermento
1/4 colher (chá) de sal
1/2 xícara de fubá
110g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
2 ovos grandes
1 1/2 colheres (chá) de extrato de amêndoa (usei um pouco menos, acho muito forte)
3/4 xícara de amêndoas sem pele
No preparo da receita, usei dois eletrodomésticos: o processador de alimentos e a batedeira. Mas dá para usar só a batedeira se você comprar amêndoas já laminadas.
Preaqueça o forno a 175ºC. Forre uma assadeira com papel vegetal ou tapete de silicone e reserve.
No copo do processador, adicione a farinha, o fubá, o sal, o fermento e as amêndoas. Pulse até que as amêndoas fiquem em pedaços pequenos, do tamanho de ervilhas. Reserve.
Com a batedeira, bata a manteiga e o açúcar durante 3 minutos, até obter um creme liso. Acrescente os ovos e continue a bater por mais 2 minutos ou até que a mistura esteja leve, lisa e cremosa. Junte o extrato de amêndoa. Reduza a velocidade e acrescente os ingredientes secos, batendo só até estarem incorporados. A massa vai formar uma bola ligeiramente grudenta e quebradiça.
Divida a massa pela metade e acomode uma das partes na assadeira preparada. Com os dedos ou uma espátula de silicone, forme um tronco de 30 cm de comprimento por 4 cm de largura (se eu fosse você, faria ele um pouco mais largo e baixo – é o que eu farei da próxima vez). Repita o processo com a outra metade da massa.
Leve a assar por 15 minutos ou até que os troncos estejam levemente dourados, mas ainda fofos ao toque. Transfira a assadeira para cima de uma grade e deixe esfriar por 30 minutos.
Passado este período, com uma espátula de metal grande, transfira os troncos para uma tábua e, com uma faca de pão, corte-os em fatias de 2 cm de espessura. Devolva as fatias ao tabuleiro, em pé. Leve novamente ao forno.
Asse os biscotti por mais 15 minutos, até que estejam dourados e firmes. Transfira-os para uma grade e deixe esfriar até à temperatura ambiente.