Esta é uma saladinha muito gostosa e fácil de fazer. Recomendo apenas comê-la no mesmo dia em que preparar – quando em contato com o sal (ou temperos salgados), os pepinos soltam muito líquido. Aí, a salada fica mais mole e aguada.
Receita adaptada daqui
2 pepinos grandes
2 colheres (sopa) de missô (usei o branco)
1 1/2 colheres (sopa) de vinagre de arroz (ou qualquer vinagre branco)
1 colher (sopa) de óleo de gergelim tostado
1/2 colher (sopa) de mel
3/4 de colher (sopa) de pimenta calabresa
2 colheres (chá) de gergelim (preto ou branco)
1 colher (sopa) de água
Lave bem os pepinos. Com o auxílio de uma faca, tire as ‘tampinhas’ da extremidades e esfregue-as no local do corte para eliminar o amargor (acho que já comentei aqui que faço isso porque minha obachan ensinou, mas não tenho ideia do fundamento científico da coisa).
Com um descascador de legumes, remova algumas tiras da casca (isto deixará o pepino mais macio e fácil de digerir, além de evitar que a faca escorregue). Pronto, agora parta os pepinos ao meio e retire as sementes com uma colher. Corte então o pepino em meias-luas de 2 mm. Reserve.
Agora, é só colocar todos os ingredientes do molho em uma tigela, misturar bem (eventualmente, provar o tempero e corrigir alguma coisa) e colocar os pepinos nesse molho. Misture bem e leve à geladeira por 30 minutos, antes de servir.