Oi, gente! Ultimamente não tenho conseguido postar com regularidade. Tenho cozinhado pouco e a vida anda de pernas para o ar. Nessas horas confusas, só bater um bolinho me faz voltar ao equilíbrio. Se combinar as palavras “pamonha” e “cremoso”, melhor ainda.
Preparei este bolo delícia, que vi no Chocolatria, da talentosa Simone Izumi, para a festa junina da repartição. Ele é bem simples de preparar e inunda a cozinha com o cheiro mais ‘milhoso’ que pode haver.
Receita minimamente adaptada daqui
2 latas de milho verde em conserva escorridas
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 xícara de leite
50 g de manteiga
3 ovos grandes
100 g de coco em flocos
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Manteiga para untar a forma e açúcar para polvilhá-la
Açúcar de confeiteiro para polvilhar o bolo depois de pronto (opcional)
Ligue o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com açúcar uma forma alta, com furo no meio.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento em pó e do coco em flocos. Bata bastante, por uns 10 minutos (não sei se bati por tanto tempo assim, não confio na resistência do meu liquidificador). Abra a tampa, adicione o fermento em pó e bata por alguns segundos, só para misturá-lo. Adicione os flocos de coco e misture com uma espátula de silicone.
Verta a massa em uma fôrma grande de furo previamente preparada e leve para assar até que o bolo fique dourado e comecer a soltar das laterais da assadeira (segundo a Simone, são cerca de 35 minutos para uma assadeira retangular baixa, ou 55 minutos se a sua assadeira for alta e funda). Para desenformar o bolo, tenha paciência e deixe amornar abafado com um pano de prato. Quanto mais alta a assadeira, mais cremoso ficará o seu bolo.
Espere o bolo amornar antes de desenformar. Eu não o fiz e, por isso, ele grudou um pouco no cone central – daí que eu só consegui tirar fotos dele de um ângulo… ahn… alternativo.
1 Comentários Esconder comentários
[…] 6. Bolo pamonha […]