Preparei este bolo para um lanche de um grupo de trabalho de que o hômi participa. Ele ficou lindo, cheirosíssimo e delicioso – daqueles que a gente come sem perceber que já passou do quinto pedaço.
Esta é mais uma das receitas irretocáveis da Dorie Greenspan. Estou quase fazendo um altar para essa mulher na minha cozinha 😉
Quero dedicar este bolo à irmã mais querida, talentosa, linda e valente que eu conheço: a minha! Err, desde os meus mais tenros anos, tenho certeza: você é a melhor. Todo o meu amor para você, sempre. Feliz aniversário!
Receita daqui
2 xícaras mais 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 1/4 de colher (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de sal
180 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
4 ovos grandes
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha (usei uma fava de baunilha que já estava meio idosa)
1/2 xícara de leite
120 g de chocolate amargo, derretido e morno
Preaqueça o forno a 163°C. Unte e enfarinhe uma forma média de bolo inglês. Acomode-a sobre um par de assadeiras de tamanho igual, uma encaixada sobre a outra (isto é para simular uma assadeira muito invocada chamada insulated baking sheet).
Numa tigela, peneire juntos a farinha, o sal e o fermento. Reserve.
Na tigela da batedeira, bata a manteiga em velocidade média até que ela fique cremosa (por uns três minutos). Adicione o açúcar e bata por mais dois ou três minutos. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada adição. Não se preocupe se a massa parecer desandada, tudo dará certo no final. Misture, por fim, o extrato de baunilha.
Reduza a velocidade da batedeira e adicione, alternadamente, a mistura de farinha em três vezes e o leite em duas (comece e termine a operação pela farinha). Não bata demais, é só para incorporar.
Divida a massa que você acabou de preparar em duas partes iguais. Numa metade, misture o chocolate derretido. Pronto, pode começar a brincar 🙂
Despeje a massa na forma de bolo inglês às colheradas, alternando uma camada de massa simples e outra de chocolate. Com uma faca, faça alguns movimentos de ziguezague na forma para dar o efeito de mármore (vá com calma, uns seis movimentos já devem ser suficientes).
Leve ao forno por 1h30 ou mais, até que o bolo passe no teste do palito. Se quiser, comece a conferir o estado dele por volta de 1h20. Ah, se o bolo bronzear muito rápido no topo, cubra-o frouxamente com papel alumínio.
Transfira o bolo assado para uma grade e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar. Deixe que ele esfrie até chegar à temperatura ambiente para servir.