Para começar bem o ano, tenho uma sugestão ensolarada para vocês: um bolo de tangerina úmido e muito cheiroso (não sei por que, mas associo bolos cítricos a dias de sol).
Preparei este bolo há algum tempo para a minha irmã, que veio com as filhas passar o Natal conosco. As meninas, como boa parte das crianças, costumam torcer o nariz para bolos de fruta. Mas, para esse, elas abriram uma exceção e comeram com gosto. E o bolo enorme foi embora em poucos dias, entre garfadas e suspiros de satisfação.
Ah, faltou dizer de quem é o bolo: da poderosa Martha. Foi a capa da revista Everyday Food de dezembro. Como tudo que ela faz, é incrível.
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de anel com capacidade para 12 xícaras (eu usei minha forma para bundt cake linda, que ganhei de Natal do hômi).
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o bicarbonato e o sal.
Em uma tigela grande, usando uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média/alta por uns 5 minutos, até obter um creme leve e fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, seguidos do suco e do licor, batendo bem a cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a mistura de farinha em três vezes, alternando com duas adições de iogurte. Por último, misture o extrato de baunilha.
Transfira a massa para a forma, alise a superfície e bata-a sobre uma superfície firme para eliminar eventuais bolhas de ar.Asse o bolo por 55 a 60 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito. Deixe a forma esfriar sobre uma grade por meia hora. Inverta o bolo sobre o prato em que deseja servi-lo e deixe que ele esfrie completamente.
Faça o glacê – misture o açúcar de confeiteiro e o suco de tangerina até ficar fluido e uniforme. Com uma colher, espalhe o glacê sobre o bolo e deixe secar por uma hora. É importante que o bolo esteja frio, ou o glacê não vai formar casquinha.