Por mais de 30 anos, eu fui uma pessoa que simplesmente não entendia qual era a graça dos brownies. Claro, eu só havia comido aqueles industrializados, cheios de nozes apavorantes. Hoje em dia, mudei completamente de opinião e me tornei obcecada por brownies: estou sempre em busca da minha nova receita preferida.
Esta que estou publicando agora não é exatamente uma preferida. A textura lembra a de um bolo, e eu prefiro aqueles brownies que mais parecem doces de chocolate com casquinhas crocantes. Mas, gente, ele é feito com farinha de trigo integral, com açúcar mascavo… a consciência fica tão menos pesada! Além disso, é bem gostoso: o hômi comeu sem queixa alguma (e, até agora, não suspeita que se fartou de brownies integrais).
Receita adaptada daqui
200 g de manteiga sem sal
2 xícaras de açúcar mascavo claro (eu usei escuro)
3/4 de xícara de cacau em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de pó para café espresso (não usei)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
4 ovos grandes
1 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de gotas de chocolate (usei gotas de chocolate branco e de meio amargo)
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte levemente uma assadeira de 22 x 33 cm (se quiser, simplesmente forre-a com papel manteiga ou papel alumínio).
Numa tigela de vidro que possa ir ao micro-ondas, disponha a manteiga. Leve-a ao micro-ondas até que a manteiga derreta. Adicione então o açúcar e misture até combinar.
Devolva a tigela ao micro-ondas e aqueça novamente até que a mistura fique quente, mas não fervente (coloque pouco tempo de cada vez). Não se preocupe se a manteiga e o açúcar se separarem – mexa um pouquinho para que se recombinem. Aquecer a mistura por duas vezes ajuda a dissolver melhor o açúcar, o que facilita a formação de uma casquinha brilhante no topo dos brownies.
Transfira a mistura para uma tigela e adicione o cacau, o sal, o fermento, o pó para espresso, se usar e o extrato de baunilha. Misture bem. Acrescente em seguida os ovos, um a um, mexendo bem até incorporar.
Some então a farinha de trigo, batendo até obter uma mistura lisa. Para terminar, una as gotas de chocolate à massa, mexendo até que fiquem bem distribuídas.
Acomode a massa na assadeira preparada, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno por 30 minutos ou até que o brownie passe no teste do palito. ATENÇÃO: teste do palito de brownie é diferente do de bolo. O palito do brownie deve sair com migalhas úmidas (não deve ficar nem coberto de massa crua, nem limpinho).
Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Depois de completamente frio, vem o trucão: cubra o brownie com papel alumínio e deixe que ele descanse por uma noite em local protegido. segundo os autores da receita, isto permite que a ‘integralidade’ da farinha fique mais macia e discreta.