A parte mais complicada de voltar de férias é voltar à rotina. Não por que ela seja chata ou repetitiva. Mas simplesmente porque, depois de tantos dias vivendo sem regras, a gente parece não caber direito numa agenda apertadinha (nem naquela calça jeans linda que não passa nem da coxa).
Dito isso, solto o Pedro Bial que existe dentro de mim e saúdo a todos: ESTAMOS DE VOLTA!
E de volta com receita da musa Rita Lobo. Este é um bolinho de chocolate bem fácil de fazer que preparei para os meus colegas de trabalho, para celebrar o Dia das Crianças (crianças interiores, néam).
De verdade, não consegui saber o se o bolo, sozinho, é bom – o sabor que se destacou foi o da cobertura de brigadeiro de Ovomaltine, mais os confeitos crocantes. De qualquer forma, sendo da Rita Lobo, há grandes chances de ser ótimo.
Deixei o bolo sobre a mesa do café e saí para uma reunião. Quando voltei, pouco mais de uma hora depois, só restavam algumas bolinhas para servir de testemunhas 🙂
A receita do bolo foi levemente adaptada daqui – o brigadeiro foi um palpite bem sucedido 😉
Para o bolo:
4 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de óleo
1 xícara de água
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
1 pitada de sal (acréscimo meu)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha (acréscimo meu)
Para a cobertura:
1/2 xícara de Ovomaltine
1 lata de leite condensado (395 g)
1/2 caixinha de creme de leite (100 g)
1 colher (sopa) de manteiga
Confeitos que você goste
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma com buraco no meio.
Na tigela da batedeira, peneire o açúcar e o chocolate em pó. Junte os ovos e o óleo e bata em velocidade baixa (para não esparramar chocolate em pó em toda a cozinha), até que tudo esteja bem misturado. Aumente a velocidade e bata mais alguns minutos.
Enquanto isso, peneire a farinha. Abaixe a veolcidade da batedeira e vá adicionando, de forma alternada, ora um pouco de farinha, ora um pouco de água. Bata até a mistura ficar homogênea. Acrescente, por fim, o fermento e incorpore-o delicadamente à massa.
Transfira a massa para a forma e leve ao forno por 30 minutos (ou mais, faça o teste do palito para se certificar de que o bolo está bom). Retire o bolo pronto do forno e deixe esfriar por 15 minutos sobre uma grade antes de desenformar sobre o prato em que vai servi-lo. Deixe o bolo esfriar completamente antes de cobri-lo.
Enquanto isso, prepare o brigadeiro – junte os ingredientes em uma panelinha e mexa constantemente, em fogo baixo, até que o fundo da panela apareça, com a movimentação da colher de pau.
Retire do fogo, deixe esfriar e, com a ajuda de uma espátula, uma faca ou o que você achar melhor, espalhe sobre toda a superfície do bolo. Feito isso, vem a parte mais divertida (ou enervante, dependendo do ponto de vista): jogue os confeitos sobre o bolo. Tenha fé, o brigadeiro é grudento e, com sorte, a maior parte dos confeitos vai ficar nele, e não espalhada na sua cozinha. Pronto! Agora é só servir!