Moqueca de camarão

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Moqueca de camarão

3 de novembro de 2011

Descrição

Compartilhar

Aqui em Brasília, há uma filial de um restaurante famoso na Bahia – o Ki Mukeka. O carro-chefe, como é possível imaginar, são as moquecas (para quem é de fora do Brasil, a moqueca baiana é um cozido de peixe e/ou frutos do mar que leva leite de coco e azeite de dendê).

Desde que comi lá, virei fã incondicional da moqueca de camarão, que chega à mesa borbulhando na panela de barro. Ela é muito diferente de todas as moquecas que já comi. A diferença que, de cara, identifiquei foi o uso de pimenta-de-cheiro picadinha no lugar dos pimentões tradicionais. Além disso, o caldo é mais denso e saboroso do que o das moquecas comuns.

Como tinha no freezer uns camarões graúdos e bonitos, resolvi que ia fazer moqueca – e com pimenta-de-cheiro picadinha, que nem a do Ki Mukeka. Mirim na arte da comida baiana, preferi não inventar muita moda e seguir uma receita normal. Fiz várias adaptações em relação aos ingredientes, mas segui o modo de preparo tão fielmente quanto me foi possível. Acabei obtendo um caldo mais ralo, mas muito saboroso. E fiquei cheia de ideias para uma próxima tentativa.

Moqueca de camarão
Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes

600 g de camarão grande limpo (sem cabeça, casca e aquela coisinha nojenta das costas)
4 tomates (2 em rodelas, 2 picados sem sementes)
3 cebolas (1 grande picadinha, 2 médias fatiadas)
8 pimentas-de-cheiro picadinhas
1 garrafa pequena de leite de coco (200 ml)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de azeite de dendê
Suco de 1/2 limão

Adicione a gosto:
Cheiro-verde (cebolinha e salsinha ou coentro, fica seu critério)
Sal
Gotas de molho de pimenta (aqui em casa eu adiciono no meu prato, porque só eu gosto)

Modo de Preparo

Tempere os camarões devidamente limpos com suco de limão e sal. Deixe-os marinando por 1 hora, mais ou menos (antes de usá-los, escorra o caldo de limão para não deixar a moqueca ácida).

Numa frigideira comum, verta o azeite de oliva e refogue os ingredientes picadinhos – cebola, tomate e pimenta-de-cheiro. Tempere com sal e reserve.

Faça então a montagem da moqueca. Se você tiver uma panela de barro, pode usá-la. Como eu não tenho, montei a moqueca numa frigideira grande e funda, de fundo grosso. Comece com uma camada de camarão, seguida de uma de de cebola, uma de tomate, uma de refogado. Repita a sequência mais uma vez, regue tudo com leite de coco, acrescente o dendê, uma pitada de sal e salpique cheiro verde.

Leve ao fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, com a panela semi-tampada. Sirva com arroz branco e farofa de dendê.

anterior
Traditional brownies
próximo
Bolo invertido de peras
anterior
Traditional brownies
próximo
Bolo invertido de peras

Adicionar um comentário