Todo mundo que já fez dieta para emagrecer ouviu este conselho: “não vá ao supermercado com fome para não correr o risco de levar para casa mais comida do que precisa”. Eu não segui essa orientação em minha última compra. Foi só quando tentei acomodar os legumes na geladeira que percebi que havia exagerado na quantidade.
Aos poucos, arranjei uso para toda aquela legumada. Menos para as abobrinhas. AIAIAI, o que fazer com as abobrinhas? Revirei meus livros de receita e nada me satisfazia. Até que me lembrei de umas abobrinhas vistas há muito tempo. Resolvi fazer algo parecido, usando as ervas de que dispunha em casa.
De patinhos feios da geladeira, essas abobrinhas deliciosas passaram a rainhas das minhas refeições. Eu as comi de tudo quanto foi jeito: acompanhando refeições, numa salada morna, sobre torradinhas… e fiquei triste quando acabaram.
PS: Agdá, você faz muita falta.
2 abobrinhas médias em rodelas finas (de 0,5 cm)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 pitada de pimenta calabresa
1/2 colher (chá) de tomilho seco
1/2 colher (chá) de orégano seco
Acomode as fatias de abobrinha em uma vasilha grande. Sobre elas, adicione o azeite, o orégano, o tomilho e a pimenta calabresa. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Envolva as abobrinhas nesse tempero revolvendo-as com suavidade para não quebrá-las (faça com as mãos, se não tiver nervoso de se sujar).
Disponha as abobrinhas em uma assadeira grande, previamente forrada com papel alumínio, formando fileiras de rodelinhas parcialmente sobrepostas. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que elas pareçam mais murchinhas e coradas.