Por mais que a gente tente evitar, um blog está sujeito aos altos e baixos da vida de quem o escreve. E desde que passei dos 30, a proximidade de cada aniversário acaba sendo, para mim, um período de avaliação, de repassar as lições que aprendi e de registrar as que ainda preciso aprender. Sabe aquele ritual que se costuma fazer no final do ano? Eu acabo fazendo naturalmente nessa época. O que até faz bastante sentido – é um “adeus ano velho, feliz ano novo” particular.
Bom, disse tudo isso para explicar, ao menos em parte, essa ausência um pouco mais prolongada. E para avisar que não, o blog não vai acabar. Das coisas que gostaria de conservar em minha vida, ele ainda persiste.
Mas não foi por esse conversê todo que vocês vieram aqui, não é mesmo? Então vamos logo à estrela deste post: o bolo de creme de leite fresco e baunilha.
Ele nasceu da necessidade de usar um pote de creme de leite fresco encostado na geladeira. E, claro, da minha vontade de estrear uma nova forma de bolo. Ainda não é a sonhada bundt cake pan de formato espetaculoso, mas, um dia, eu chego lá.
Receita quase nada adaptada daqui
225 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de sal
348 g de creme de leite fresco gelado
3 ovos grandes em temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha*
1 xícara de açúcar
Preaqueça o forno a 190ºC. Unte uma forma com furo no meio com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Reserve.
Numa tigela média, peneire juntos a farinha de trigo, o fermento e o sal. Reserve também.
Última reserva da receita: numa tigelinha, bata os ovos e o extrato de baunilha só até misturá-los.
Finalmente, numa tigela grande, despeje o creme de leite fresco gelado e, com o batedor de arames da batedeira, comece a misturá-lo lentamente. Aos poucos, aumente a velocidade da batedeira até média/alta, à medida que o creme de leite for engrossando e formando picos firmes.
Sem parar de bater o creme de leite, acrescente gradualmente a mistura de ovos. Faça o mesmo com o açúcar, só até incorporá-lo à mistura.
Chegou a hora de desligar a batedeira e colocar o braço para trabalhar. Adicione metade da mistura de farinha à mistura de creme de leite e, com uma espátula de silicone, mexa delicadamente até que não haja mais farinha aparente. Repita a operação com o restante da farinha.
Despeje a massa na forma reservada, alise a superfície com a espátula de silicone e leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito.
Deixe que o bolo esfrie numa grade antes de desenformá-lo. Se quiser, peneire um pouco de açúcar de confeiteiro por cima (eu achei desnecessário).
* Este bolo tem uma textura semelhante a de um pound cake – aqueles bolos de massa densa, macia, úmida, que levam um monte de manteiga.
* Experimente comer ainda morno, com um pouquinho de manteiga salgada. Ou torrar levemente uma fatia e passar manteiga.
* A única modificação que fiz nessa receita foi ter usado mais extrato de baunilha – cerca de 1 colher de sopa. Meu extrato caseiro estava quase acabando e eu usei todo esse resto, cheio de sementinhas de fava de baunilha. Meu bolo ficou com pintinhas pretas e com um cheiro incrível.