Há receitas que têm o efeito de uma pulga atrás da orelha – vira e mexe, você se lembra delas e fica com comichão de correr para a cozinha. E sabe que esse desespero só vai passar quando você puder prová-las.
A última vez que tive esse siricutico foi com um antepasto de berinjela que vi no Pecado da Gula. Diferentemente de tudo que eu já tinha visto, ele levava berinjelas cruas – sim, CRUAS! E, segundo a Akemi, era incrível. E se a Akemi falou, a água parou.
Claro que eu provei, né? E não me arrependi nem um pouquinho. Aliás, já estou contando os minutos para ir para casa fazer a fina e comer antepasto com torradinhas 🙂
Receita vista aqui
5 berinjelas pequenas (usei 4 japonesas)
5 dentes de alho picados grosseiramente
1 cebola grande em fatias finas (usei 2 pequenas, cortadas em meia-lua)
3 colheres (sopa) de alcaparras picadinhas
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara de uvas passas escuras e claras (usei só escuras)
1/2 xícara de vinagre (usei vinagre de arroz)
Bastante orégano (devo ter usado 1 1/2 colher de sopa)
Folhas de louro (usei 4)
Sal quanto baste
1 garrafa de bom azeite de oliva extra virgem (usei um pouco menos do que isso)
Descasque as berinjelas e depois corte em rodelas de 0,5 cm. Em seguida, corte em tirinhas finas (como as berinjelas japonesas são compridas e finas, eu as descasquei, dividi em três partes e cortei cada ‘cilindro’ em tirinhas finas).
Num escorredor, coloque uma camada de berinjelas e polvilhe com bastante sal. Repita a operação até acabar com as berinjelas. Coloque um peso em cima e deixe drenar por algumas horas (vai escorrer um líquido bem escuro).
Passado esse período, aqueça uma frigideira e despeje um pouco de azeite. Refogue os alhos e cebola até que eles fiquem macios e transparentes. Junte as alcaparras, as azeitonas, as passas, o vinagre, o orégano e o louro. Refogue em fogo médio por alguns minutos.
Enquanto isso, lave as berinjelas em bastante água corrente. Escorra-as rapidamente e esprema-as dentro de um pano para retirar o excesso de água.
Tire o refogado do fogo e junte as berinjelas. Misture e espere esfriar. Acomode o refogado dentro de um vidro com tampa e cubra generosamente com azeite. Tampe e deixe na geladeira. Está pronto para consumo no dia seguinte.
* Estou fazendo como a Akemi: conservo o antepasto na geladeira, mesmo sabendo que o azeite solidifica e não fica a coisa mais linda do mundo. Basta aquecer uns segundinhos no microondas e ele fica bonito de novo.
* Se você gosta de uma pimentinha, recomendo acrescentar pimenta calabresa – quanto você achar bom. É o que eu faria, se fosse você.