Esta é uma daquelas receitas que eu sempre quis provar, de tanto ver em blogs gringos. É bem verdade que eu achava qualquer receita doce que envolvesse abobrinha beeeem estranha. Mas ouvia elogios tão efusivos que resolvi tentar.
Minha surpresa foi enorme – ENORME. A abobrinha some na massa sem deixar qualquer vestígio – só uma umidade deliciosa. O bolo fica doce na medida certa, o que significa que a gente termina a primeira fatia já se servindo da segunda e pensando na terceira. Fiquei apaixonada.
Levei o bolo fresquinho para o trabalho, para os meus cobaias mais vorazes – os caléugas. Comeram tudo num piscar de olhos, ao som de muitos ‘hummm’ e ‘ohhh’. Ninguém percebeu nada de anormal – o meu grande temor. Só acharam que o bolo podia ser beeeem maior.
Receita de um blog chamado Slice of Feist que não existe mais 🙁
1 1/2 xícaras de abobrinha ralada
1 xícara de farinha de trigo comum
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 xícara de óleo de canola
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3/4 de xícara de gotas de chocolate meio amargo
Ligue o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com farinha uma forma de bolo inglês média.
Na tigela da batedeira, despeje o óleo, os açúcares e a baunilha e bata até combiná-los. Acrescente os ovos e a abobrinha e bata até ficar homogêneo (tanto quanto possível).
Em outra tigela, peneire juntos a farinha, o cacau em pó, o sal, a canela, o bicarbonato e o fermento. Adicione lentamente os ingredientes secos à massa úmida, batendo até incorporá-los. Adicione então as gotas de chocolate, misturando-as manualmente com uma espátula de silicone.
Verta a massa na assadeira preparada e leve para assar por cerca de 1 hora ou até que o bolo passe no teste do palito.
Deixe esfriar sobre uma grade antes de desenformar.
* Esta receita também pode ser preparada no processador de alimentos equipado com o acessório para massas.
2 Comentários Esconder comentários
[…] 2. Bolo de chocolate e abobrinhas […]
Boa tarde, fiz este bolo de abobrinha, só que bati na parte dos ovos adicionei as abobrinhas e bati no liquidificador, assim as abobrinhas nem aparecem e ficou maravilhoso e realmente ninguém percebe que tem abobrinhas.